Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Ao lado de Lula, Silvio Costa Filho participa do lançamento do Plano Safra nesta terça (1°)

Ministro reforça atuação no governo e destaca papel dos portos no escoamento da produção agrícola

Ao lado de Lula, Silvio Costa Filho participa do lançamento do Plano Safra nesta terça (1°)Ao lado de Lula, Silvio Costa Filho participa do lançamento do Plano Safra nesta terça (1°) - Divulgação

Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou nesta terça-feira (1) da cerimônia de lançamento do Plano Safra 2025/2026, no Palácio do Planalto. O evento marcou o anúncio de um volume recorde de R$ 516,2 bilhões em crédito para o agronegócio, e serviu também como palco para o ministro reforçar seu protagonismo político e institucional dentro do governo federal.

O governo está trabalhando para ampliar os investimentos no setor portuário para ajudar no escoamento da produção. O MPOR está fazendo o maior volume de leilões de concessões da história. Investimentos de mais de R$ 30 bilhões em várias regiões do Brasil, que vão ampliar a capacidade do escoamento.

 “Os portos brasileiros são as principais vias de entrada e saída do comércio exterior do País e a interação com os diversos modais torna mais eficiente o escoamento da safra, com redução de custos e diminuição de prazos”, afirmou o ministro após participar do lançamento.

A edição 2025/2026 amplia o crédito, incentiva a sustentabilidade e garante apoio ao produtor rural.

Durante a cerimônia, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pontuou que antes do atual governo havia a previsão de um apagão logístico, o que acabou não se configurando pelos investimentos realizados pelo governo federal. “Nós começamos a modernizar nossa infraestrutura, a logística e realizando investimentos”, afirmou.

 

Veja também

Newsletter