Qui, 18 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Após ser cassado, Cacique Marcos Xukuru se lança, novamente, na disputa em Pesqueira

Líder indígena tenta repetir feito de 2020, quando foi eleito com 18 mil votos

Marquinhos XukuruMarquinhos Xukuru - Reprodução Pesqueira.pe.gov.br

O partido Republicanos de Pesqueira realizou convenção no último dia 27 para oficializar a candidatura do Cacique Marcos Xukuru à Prefeitura da cidade. É a segunda vez que o líder indígena será candidato, em 2020 ele chegou a ser eleito prefeito da cidade com 18 mil votos dos 34 mil válidos, mas foi impedido de assumir por problemas na justiça.

Acusado de crime contra o patrimônio privado, o Cacique teve os direitos políticos cassados e uma eleição suplementar foi realizada na cidade, que confirmou no cargo o presidente da Câmara dos Vereadores Bal de Mimoso, até então prefeito interino. 

No fim do ano passado, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reconheceu erro jurídico no processo que condenou o Cacique Marcos Xukuru e restabeleceu os seus direitos políticos. Com a decisão, o Cacique voltou a ser o principal candidato à Prefeitura de Pesqueira. 

A frente de apoio a eleição do líder recebeu o nome de “Pesqueira avançar é questão de justiça” e reúne oito partidos além do PT, que emplacou a vice da chapa, com Cilene do Sindicato. PDT, PP, PCdoB, PRD, Agir, Avante e PSB fazem parte da frente.

Na convenção de lançamento da candidatura estiveram presentes os deputados estaduais Doriel Barros (presidente estadual do PT), Eriberto Filho (PSB) e Luciano Duque (SD), além dos deputados federais Carlos Veras (PT), Eriberto Medeiros (PSB) e o ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho (Republicanos).

Veja também

Newsletter