Arcoverde ganha 2ª Vara Criminal para agilizar prestação jurisdicional
Atualmente cerca de 5.900 processos criminais tramitam na Comarca do município
Arcoverde, uma das principais cidades do Sertão pernambucano com uma população estimada de 70 mil habitantes, ganhou a 2ª Vara Criminal. A nova unidade judiciária foi inaugurada na última quarta-feira (9/8), em solenidade que contou com as presenças de desembargadores, juízes, advogados, representantes da Defensoria Pública, promotores de Justiça, servidores e autoridades municipais.
“Arcoverde é a cidade do interior pernambucano com a maior distribuição criminal. Antes havia uma única vara, uma única equipe, uma única juíza. Era indispensável, portanto, a criação de uma segunda vara”, disse o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo.
Atualmente cerca de 5.900 processos criminais tramitam na Comarca de Arcoverde. O Fórum Clóvis de Carvalho Padilha recebe, diariamente, cerca de 100 pessoas, que procuram as duas Varas Cíveis, a Vara Regional da Infância e Juventude, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e, agora, as duas Varas Criminais. Quatro magistrados e 57 servidores atuam no local.
“Para criar a nova vara nos valemos da Lei Complementar nº 500, aprovada, com a graça de Deus, pela Assembleia Legislativa em maio do ano passado. A sociedade de Arcoverde não merece viver com a sensação de impunidade”, afirmou o presidente do TJPPE.
Leia Também
• Isabella de Roldão recebe homenagem da Corregedoria-Geral da Justiça de Pernambuco
• Márcia Conrado se reúne com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad
• Políticos pernambucanos homenageiam Eduardo Campos
A nova unidade permitirá uma prestação jurisdicional mais célere como destacou o diretor do Fórum juiz Cláudio Márcio Pereira:
“Já começaremos com uma equipe nova e muito motivada para buscarmos uma agilidade cada vez maior”, disse. Titular na nova vara, o juiz Drauternani Melo Pantaleão seguiu a mesma linha. “Coloco-me como mais um soldado nessa batalha em prol de uma Justiça mais eficiente”, afirmou.
Participaram do evento, além do presidente TJPE, o primeiro vice-presidente, Antenor Cardoso, o juiz Breno Duarte, representando o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Paes Barreto, o juiz assessor da Presidência, Gleydson Lima, o juiz titular da 2ª Vara Cível de Arcoverde, João Eduardo Ventura, e a juíza da 1ª Vara Criminal, Mônica Wanderley Cavalcanti Magalhães.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.



