Armando Monteiro Bisneto se reúne com Raquel nesta quarta-feira (16)
Encontro no Palácio do Campo das Princesas deve oficializar a indicação do advogado para Suape
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), recebe hoje à tarde, no Palácio do Campo das Princesas, o advogado Armando Monteiro Bisneto. O encontro, que não está na agenda oficial, acontece a portas fechadas.
Em seguida, pelas redes sociais, ela anuncia a indicação do nome dele para presidir o Complexo Industrial Portuário de Suape, um dos postos mais cobiçados no governo. Ontem à noite, em entrevista à imprensa - depois de lançar projeto para ampliar a coleta seletiva e reciclagem no estado - a governadora evitou falar sobre o assunto. Não confirmou a reunião nem explicou o porquê da mudança na presidência de Suape.
A discrição é uma estratégia da chefe do Executivo para reduzir o burburinho de partidos aliados em torno de um dos cargos mais estratégicos da gestão.
Leia Também
• Após apoio do Avante a Raquel Lyra, Prefeitura do Recife exonera 21 servidores ligados ao partido
• Técio Teles diz que embate entre João Campos e Raquel Lyra fortalece Pernambuco
• Deputado federal do PSB acena para Raquel Lyra durante evento no Litoral Norte
Porto
O Complexo Portuário, líder em cabotagem no Norte e Nordeste, movimentando 90% dos contêineres da Região, também era alvo do grupo Coelho de Petrolina, que sonhou em administrá-lo como condição para ficar na base do governo. Suape impulsiona mais de 25 milhões de toneladas anuais, e os planos são duplicar esse volume até 2030. Com uma infraestrutura moderna, exporta produtos como etanol, açúcar e frutas tropicais para mercados como Ásia, Europa e América do Norte.
Biografia
Filho do ex-senador Armando Monteiro Neto, o futuro presidente de Suape vai substituir Marcio Guiot, à frente do porto desde fevereiro de 2023. Armando Bisneto está na advocacia há cerca de 20 anos, atuando em São Paulo e Brasília. É respeitado e benquisto na área. Formado em Ciências Contábeis, é especialista em Relações Governamentais (Insper), Compliance (IEL), Direito Tributário, Finanças Públicas e Direito Legislativo (IDP).
Seu nome será analisado pelo Conselho de Administração do Complexo de Suape, composto por cinco representantes do governo; um dos funcionários da estatal; um dos operadores portuários; e outro dos trabalhadores portuários.
O resultado da análise do Conselho é submetido ao Comitê de Elegibilidade, como determina a Lei das Estatais. Em princípio, não há nada que impeça ou dificulte a escolha do gestor. Armando Bisneto não é vinculado a partidos políticos nem disputou mandatos



