Augusto Coutinho lembra trajetória e legado do ex-ministro Armando Monteiro Filho
O centenário de nascimento de Armando Monteiro Filho (1925-2018) será celebrado nesta quinta (11)
A trajetória e o legado do empresário e ex-ministro Armando Monteiro Filho (1925-2018), cujo centenário de nascimento será celebrado nesta quinta-feira (11), foram lembrados pelo coordenador da Bancada Federal de Pernambuco no Congresso Nacional, deputado Augusto Coutinho (Republicanos), durante pronunciamento no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta (10).
Augusto Coutinho destacou a capacidade de articulação e conciliação de Armando, que foram características inconfundíveis em sua vida empresarial e política.
"Sete anos após sua partida em 2018, aos 92 anos, Armando Monteiro Filho segue presente na memória dos pernambucanos através de seu legado de trabalho incansável pelo desenvolvimento do Estado, como homem público de atuação decisiva e empreendedor de sucesso", afirmou.
Leia Também
• Raquel Lyra celebra aprovação de empréstimo na Alepe e projeta novos investimentos
• Priscila Krause descarta candidatura de Raquel Lyra à vice-presidência em 2026
• Sileno Guedes solicita plantão 24 horas na Delegacia da Mulher de Goiana
Atuação
O parlamentar lembrou a importante atuação de Armando como deputado federal para estabilizar o país após a renúncia inesperada do presidente Jânio Quadros, garantindo a posse do vice João Goulart, bem como os relevantes projetos que implementou à frente do Ministério da Agricultura.
Coutinho também mencionou a notável trajetória de Armando no mundo empresarial, contribuindo de forma decisiva para a geração de empregos em Pernambuco.
"Após candidatar-se ao governo do estado em 1962, Armando decidiu se voltar mais uma vez à vida empresarial, exercendo a liderança em importantes companhias como a Usina Cucaú e a Fiação e Tecelagem Ribeirão", registrou.
O deputado ressaltou que na década de 1960, Armando Monteiro Filho começou a investir no segmento de automóveis, por meio da rede Sael.
"Fundou o Banco Mercantil, que figurou por muito tempo entre as mais importantes instituições financeiras do país. Na área da mídia, Armando emprestou sua experiência ao Conselho de Administração da Editora Folha de Pernambuco, prestigioso grupo que congrega a Folha de Pernambuco, a Rádio Folha FM e o Portal FolhaPE", acrescentou o parlamentar.
*Com informações da assessoria



