Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Bancada de Pernambuco se reúne com José Mucio e reafirma compromisso com Escola de Sargentos

Comandante-geral do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, também participou do encontro

Reunião da bancada com ministroReunião da bancada com ministro - Ascom/Ministério da Defesa

O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, acompanhado do comandante-geral do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, reuniu, na tarde desta quarta-feira (14), na sede do ministério, a Bancada de Pernambuco no Congresso Nacional para mostrar como andam os trabalhos para a implantação da Escola de Sargentos do Exército (ESE) no Estado.

Durante o encontro, que durou por volta de uma hora e meia, o grupo de parlamentares reafirmou o compromisso com a implantação das primeiras obras estruturais da ESE. “Estamos todos unidos pela implantação da Escola de Sargentos. Nossa reunião hoje foi muito boa. Uma avaliação de onde estamos, do que está faltando”, disse o ministro José Mucio depois da reunião.

Já deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) afirmou que o encontro foi produtivo, e a bancada reiterou o apoio à consolidação da infraestrutura necessária à nova ESE em Pernambuco. “A Bancada, que já destinou R$ 16 milhões para o projeto, terá a Escola de Sargentos entre suas prioridades neste ano e em 2025", explicou o Coutinho, que coordena o grupo junto com Carlos Veras (PT).

De acordo com Veras, o ministro da Defesa, além de apresentar o trabalho que está sendo realizado para a construção da ESE, solicitou a continuidade do apoio e colaboração da bancada. “Vamos continuar trabalhando, dialogando para ajudar na execução dessa obra importante para Pernambuco, respeitando toda a questão ambiental, que precisa salientada e respeitada. Tanto o Governo Federal como o Governo do Estado estão acompanhando de perto, e a gente, o parlamento, também”, destacou Veras.

O deputado Coronel Meira (PL) destacou que a obra vai ser uma redenção para o Estado de Pernambuco, principalmente a Mata Norte, pois vai, entre outras coisas, gerar emprego e qualificação para os jovens pernambucanos.

“Foi discutido um cronograma no qual vamos também aportar emendas parlamentares, emendas de bancada para fazer com que a obra tenha celeridade. E Pernambuco, conte com todos os deputados federais porque estamos imbuídos para que, o mais rápido possível, tenhamos a inauguração da Escola de Sargentos do Exército Brasileiro no nosso Pernambuco”, complementou Meira.  

A ESE representará um investimento de R$ 2 bilhões e a geração direta e indireta de cerca de 30 mil empregos. A estrutura, que será implantada numa área composta por diferentes municípios da Região Metropolitana do Recife, se constituirá no principal centro de formação do Exército, com previsão de conclusão de obras em 2034.

Além de Coutinho, Veras e Meira, participaram da reunião com o ministro Maria Arraes (Solidariedade), Iza Arruda (MDB), Fernando Monteiro (PP), Fernando Filho (União Brasil) e Pedro Campos (PSB).

A Escola
A ESE será instalada no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), em Paudalho, e contará com o campus escolar, um batalhão de comando e serviços, além de duas vilas militares. A estimativa é de que a instituição atenda cerca de 2,2 mil alunos, formados em 16 especialidades de nível superior tecnólogo. No local, serão ofertados cursos como infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações e logística.

A implementação da instituição de ensino adotará práticas inovadoras voltadas à sustentabilidade. A proposta de compensação ambiental proporcionará um incremento em importantes serviços ecossistêmicos, como a melhoria dos processos hídricos que alimentam a Represa Botafogo.

Histórico
Em 2021, Pernambuco apresentou um projeto ao Comando do Exército para trazer ao Estado a Nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército. Após um processo de seleção, o Alto Comando do Exército anunciou, em outubro do mesmo ano, que a nova escola seria construída no Estado, vencendo Ponto Grossa (PR) e Santa Maria (RS), que também eram finalistas na disputa.

A pedra fundamental da construção foi lançada, em março de 2022, em solenidade com a presença do então presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Em junho de 2022, o governo estadual prometeu doar ao Exército um terreno de 152 hectares, área onde seria construída a "Cidade da Copa", para a construção de um complexo militar como parte de um acordo para que o estado sediasse a Escola de Sargentos.

Em janeiro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), numa visita a Pernambuco, assinou um termo para a construção da ESE junto com a governadora Raquel Lyra (PSDB), o ministro da Defesa José Múcio e o comandante do Exército Tomás Paiva.

Veja também

Newsletter