Biblioteca da Alepe leva oficinas de cordel e fotografia para comunidade quilombola de Triunfo
Iniciativa tem como base o legado do abolicionista Joaquim Nabuco, patrono da Assembleia
A Biblioteca da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove neste sábado (06), às 9 horas, uma atividade cultural e sociológica no Quilombo Águas Claras, em Triunfo. A ação será inspirada no exemplo humanitário do patrono da Alepe, Joaquim Nabuco, cuja história foi marcada pela luta abolicionista, justiça social e defesa dos direitos humanos.
Com o tema “Nabuco em Olhares de Liberdade: entre Cordel, Cianotipia e Resistência Quilombola", os participantes terão a oportunidade de aprender, se aproximar do legado do abolicionista, além de registrar elementos de sua realidade, transformando-os em obras poéticas que dialogam com a liberdade e a ancestralidade. As atividades envolvem rodas de conversas e oficinas de cordel e técnica antiga de fotografia, ministradas pelo fotógrafo Douglas Fagner e pelo poeta Alexandre Morais.
Leia Também
• Governistas articulam aprovação de empréstimo após aval das comissões da Alepe
• Comissão da Alepe aprova novo empréstimo de R$ 1,5 bilhão para o governo de Pernambuco
• Alepe aprova projetos de empréstimo para o governo de Pernambuco
Para o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Francismar Pontes (PSB-PE), atividades fora dos muros da Casa Joaquim Nabuco, como a da biblioteca da Alepe, são importantes para a população porque funcionam como ponto de inclusão e transformação.
“Uma biblioteca viva, em movimento, que reconhece e celebra a força das comunidades que resistem e se reinventam possibilita a troca do conhecimento, leva literatura e arte para além de seus muros”, afirmou Pontes.
* Com informações da assessoria



