Câmara de Olinda realiza audiência pública sobre Carnaval
Iniciativa da vereadora Eugênia Lima reuniu autoridades e sociedade civil para discutir melhorias
A Câmara de Vereadores de Olinda promoveu uma audiência pública para discutir melhorias para o Carnaval de 2025. A iniciativa da vereadora Eugênia Lima (PT) reuniu, na noite dessa quarta-feira (19) autoridades e moradores do Sítio Histórico, comerciantes, trabalhadores informais e representantes de agremiações.
Os representantes de órgãos públicos foram convidados para compor a mesa, ouvir as demandas e apresentar suas atuais ações foram o secretário executivo de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, Alexandre Miranda; o secretário municipal de Segurança Cidadã, coronel Pereira Neto; o comandante da Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur) da Polícia Militar, major Robinson Melo Lucena; e o representante do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico do Sítio Histórico de Olinda, Alexandre Xaxá.
Leia Também
• Olinda recebe mais de 100 câmeras de videomonitoramento para o Carnaval
• Mirella Almeida e André de Paula confirmam construção de Mercado do Peixe em Olinda
• Mirella Almeida convida ministro do Turismo para a abertura do Carnaval de Olinda
Entre as questões debatidas, destacaram-se o controle de veículos pesados no Sítio Histórico, a instalação de mais banheiros públicos, a vistoria em postes, fiação e nas tampas de bueiros e canaletas, a garantia do abastecimento de água, a proibição do uso excessivo de som eletrônico, a padronização das barracas, a descentralização dos pontos de folia e a instalação de mais câmeras de monitoramento.
A vereadora Eugênia Lima destacou a importância do momento como um espaço de diálogo e de participação popular. "Nosso mandato fez um processo de escuta com alguns envolvidos na construção do Carnaval. Uma série de encontros chamados de 'Fala, Olinda!', com temática especifica. E entre as ideias que surgiram desses eventos foi a criação da Audiência Pública para que a gente possa construir um carnaval popular, democrático e seguro.", disse.
De acordo com a parlamentar, as demandas levantadas durante a Audiência Pública servirão como base para a implementação de ações legislativas e executivas futuras.



