Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Câmara do Recife atualiza Protocolo Violeta, e garante segurança para mulheres em espaços esportivos

Projeto também ampliou o conceito de violência de gênero, reconhecendo agressões simbólicas

Câmara do Recife atualiza Protocolo Violeta, e garante segurança para mulheres em espaços esportivosCâmara do Recife atualiza Protocolo Violeta, e garante segurança para mulheres em espaços esportivos - Foto: Roberto Jaffier/Divulgação

O Protocolo Violeta (Lei nº 19.061/2023), de autoria da vereadora do Recife Cida Pedrosa (PCdoB), passa a valer também em estádios, arenas e grandes eventos esportivos. O substitutivo ao Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 32/2024 foi aprovado por unanimidade, nesta terça-feira (16), na Câmara Municipal do Recife.

“Estamos falando de espaços que concentram grandes públicos e onde as mulheres historicamente estão mais vulneráveis. O Recife reafirma que esses locais também têm responsabilidade no enfrentamento à violência de gênero”, defendeu Cida.

A legislação anterior determinava a criação de uma rede de enfrentamento à importunação sexual nos espaços de lazer noturnos, como bares, restaurantes, hotéis, motéis academias.

A partir de agora, além desses espaços, o protocolo prevê que haja também um acolhimento e proteção às mulheres vítimas de violência em espaços esportivos com mais de 20 mil pessoas.

No caso dos estádios e arenas esportivas, haverá um procedimento de atuação específico, com acionamento imediato do monitoramento por imagem e encaminhamento das informações do caso à Polícia Civil, ao Ministério Público, aos órgãos de esporte e à Rede de Atenção à Mulher, quando necessário. 

No momento da importunação, deve haver a garantia de distanciamento iminente entre a vítima e o agressor, além da retirada desse agressor do local e o posterior impedimento dele de comparecer a outros jogos.

Além dessa alteração, o projeto amplia o conceito de violência de gênero, que passa a reconhecer agressões físicas, psicológicas, sexuais e simbólicas.

*Com informações da assessoria
 

Veja também

Newsletter