Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Câmara do Recife concede Medalha José Mariano a Silvio Costa Filho

Sessão solene reuniu autoridades e destacou a trajetória do ministro na vida pública

Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

A Câmara Municipal do Recife concedeu, nesta quinta, a Medalha de Mérito José Mariano ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), em reconhecimento à sua trajetória política e aos serviços prestados ao Recife, ao estado de Pernambuco e ao Brasil. A medalha é considerada a mais alta honraria da capital pernambucana, que é conferida a cidadãos recifenses ou não, que se destacaram ou que se consagraram em grandes realizações. 

A solenidade ocorreu no plenário da Casa José Mariano e contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais. A mesa da sessão foi presidida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB), e composta ainda pelo vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB), que representou o prefeito João Campos (PSB); os deputados estaduais Mário Ricardo e William Brígido (ambos do Republicanos); o prefeito de São Lourenço da Mata, Vinicius Labanca (PSB); o deputado federal Ossesio Silva (Republicanos), suplente do ministro na Câmara Federal; além dos vereadores Ana Lúcia (Republicanos) e Hélio Guabiraba (PSB), autor da proposta.

Na abertura, Guabiraba ressaltou o percurso político do homenageado.

“A história dele fala por si só. Foi o vereador mais jovem da história desta casa. Aos 21 anos, foi deputado estadual, secretário do ex-governador Eduardo Campos, deputado federal e hoje é ministro de Lula trabalhando por Recife e pelo Brasil. É uma homenagem pelos serviços prestados. O fato dele ter começado a trajetória nesta casa é motivo de muito orgulho para nós”, afirmou.

Trajetória
Emocionado, Silvio Costa Filho relembrou sua jornada política e a ligação com o Legislativo recifense.

“Até hoje, fui o vereador mais jovem da cidade do Recife. Voltar para cá, 20 anos depois, me dá um prazer muito grande. Isso aumenta ainda mais a minha responsabilidade de trabalhar por Pernambuco. Ser homenageado por unanimidade é um privilégio, são parlamentares de direita, esquerda e centro. Isso aumenta a minha responsabilidade”, afirmou.

O ministro também agradeceu o apoio da família e deixou um recado aos filhos e à esposa.

“Sei que estive ausente ao longo deste ano e estarei ainda mais ausente ao longo de 2026. Mas é porque quero construir um futuro melhor para vocês. Não vou mandar meus filhos para a Europa ou os Estados Unidos, vou fazer com que o Brasil seja um bom lugar para que eles possam trabalhar e viver”, disse.

Na abertura da solenidade, o presidente da Câmara, Romerinho Jatobá, destacou o simbolismo do reconhecimento.

“Esta medalha é um reconhecimento do Recife e desta Câmara Municipal pela legislatura de Silvio Costa Filho, além de tudo que ele fez e fará pelo Brasil”, disse.

Decreto
A homenagem foi oficializada pelo Decreto Legislativo nº 1201/2025, promulgado em junho e publicado no Diário Oficial do Município. O vice-prefeito do Recife, Victor Marques, também ressaltou a importância do ato.

“Receber uma homenagem como essa, com a presença da situação e da oposição, tem um peso e um simbolismo muito grande. É o Recife que está lhe abraçando hoje”, declarou.

Veja também

Newsletter