Carlos Veras diz aguardar posicionamento de Raquel Lyra sobre apoio à reeleição de Lula
Presidente do PT-PE firma que decisão sobre aliança para 2026 passa pela postura da governadora
Leia Também
• Juiz mantém suspensão de reunião do PSDB comandada por Álvaro Porto
• Débora Almeida solicita recontagem de votos para composição de CPI
• CPI da Alepe vira alvo de disputa judicial e indefinição
O presidente estadual eleito do PT em Pernambuco, deputado federal Carlos Veras, afirmou, nesta sexta-feira (22), em entrevista à Rádio Folha 96,7, que aguarda uma sinalização da governadora Raquel Lyra (PSD) quanto ao apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A indefinição, segundo ele, será determinante para a escolha do partido em relação à sucessão estadual em 2026.
“É muito importante os gestos feitos pelas lideranças políticas. Precisamos construir juntos e, para isso, aguardamos a posição da governadora sobre a reeleição do presidente Lula”, disse Veras.
No PT, existe a discussão sobre a possibilidade de dois palanques para Lula em 2026, com apoio simultâneo ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a Raquel Lyra, ambos cotados para disputar o Palácio do Campo das Princesas.
Contexto
A hipótese se soma ao contexto das alianças nacionais: o PT mantém uma relação histórica com o PSB, reforçada pela presença de Geraldo Alckmin (PSB) na vice-presidência, mas o PSD também integra a base do governo, comandando ministérios.
Apesar disso, setores do partido da governadora não descartam lançar candidatura própria ou apoiar um adversário de Lula no plano nacional.
Ainda durante a entrevista, o deputado destacou que a prioridade do partido neste momento é fortalecer a gestão federal e garantir resultados concretos para a população.
“As disputas de 2026 serão feitas no seu tempo. Agora é hora de ajudar o povo de Pernambuco", avaliou.
Confira a entrevista completa:



