Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Costa Filho detalha para Lula programa para baratear passagens aéreas

Em reunião com Lula, Silvio Costa Filho apresenta plano estratégico do Ministério.

Silvio Costa e LulaSilvio Costa e Lula - Divulgação

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se reuniu, nesta terça-feira, com o presidente Lula para tratar de um conjunto de projetos que visam o fortalecimento do setor portuário, aeroportuário e hidroviário brasileiro. Na reunião, que ocorreu no Palácio do Planalto, Costa Filho apresentou ao presidente projetos prioritários que serão tocados pelo Ministério ao longo dos anos. 

Na pauta, o ministro discutiu detalhes para o lançamento dos programas Voa Brasil e Navegue Simples, a construção do Túnel de Santos (SP) e a retomada das atividades do Porto de Itajaí, fundamental para o Estado de Santa Catarina.

“É um porto [de Itajaí] que já chegou a gerar mais de 4 mil empregos naquela região. Ele, infelizmente, ficou inviabilizado no governo passado, e o presidente Lula nos deu a orientação de a gente tirar o quanto antes esse porto do papel. Que ele volte, de fato, a operar”, declarou o ministro.

Na ocasião, Silvio Costa Filho também apresentou uma cartela de investimentos que serão realizados no setor portuário com a realização de 35 leilões até 2026 entre outras ações previstas no Novo PAC, que irão representar mais de R$ 50 bilhões de investimentos no setor. Além disso, foi apresentado o plano nacional da aviação que estão sendo discutido e será lançado ao longo do semestre. 

"Estamos muito confiantes que o ano 2024 será muito positivo para o Brasil. Ao lado do presidente Lula, vamos trabalhar muito, dia-a-dia, pelo fortalecimento dos nossos portos, aeroportos e hidrovias do país e de Pernambuco que, inclusive, já anunciamos investimentos no Porto de Suape, foi feita a reforma do Aeroporto do Recife e estamos em fase de reestruturação dos aeroportos de Petrolina e Serra Talhada, além da construção do aeroporto de Caruaru", disse Silvio Filho, após encontro.

VOA BRASIL

Ainda no encontro com o presidente, Silvio Costa Filho discutiu o formato do programa, que ofertará passagens de avião até R$ 200 para aposentados do INSS e alunos do Prouni. O programa deverá ser lançado até o final deste mês.

Veja também

Newsletter