CRA-PE promove capacitação gratuita e premiação para fortalecer a gestão pública municipal
A premiação busca valorizar boas práticas de gestão e incentivar o uso de dados
O Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA-PE), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA) e apoio da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), realiza, nesta quinta (28) e sexta-feira (29), um evento estratégico voltado ao fortalecimento da governança nos municípios pernambucanos. A programação, que acontece na sede da Amupe, no Recife, reunirá prefeitos, secretários municipais, profissionais de Administração e consultores de todo o estado.
O evento é totalmente gratuito e as inscrições estão abertas até esta quinta (28) e podem ser realizadas no bit.ly/4mnkTTY. Os participantes recebem certificado de participação, material didático e a inclusão dos concluintes estará na lista oficial de consultores reconhecidos pelo CFA para aplicação do IGM-CFA.
Leia Também
• Ex-presidente da OAB-PE lança livro sobre advocacia e democracia
• Fernando Dueire propõe política nacional para reduzir uso do metano
Programação
A iniciativa é dividida em dois momentos. Na quinta (28), das 13h às 16h, será realizada a cerimônia de entrega do Prêmio IGM-CFA de Governança Municipal, que reconhece os municípios com melhor desempenho nos indicadores do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA). A premiação busca valorizar boas práticas de gestão e incentivar o uso de dados como ferramenta para tomada de decisão. Nesta edição, serão premiados 14 municípios que pontuaram com as maiores notas nos índices que analisam finanças, gestão e desempenho dos municípios brasileiros. São eles: Quixaba, Triunfo, Carnaíba, Lagoa Grande, Lajedo, Panelas, São Bento do Uma, Serra Talhada, Santa Cruz do Capibaribe, Limoeiro, Ipojuca, Recife, Petrolinae Jaboatão dos Guararapes.
Na sexta (29), das 8h às 17h, será realizado o Workshop em Gestão Pública e IGM-CFA, um treinamento intensivo que capacitará consultores e técnicos para aplicar, de forma prática, a metodologia desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração (CFA). O IGM-CFA é a mais completa ferramenta de avaliação da gestão municipal no Brasil, reunindo e analisando mais de 2,4 milhões de dados por ano para avaliar todos os 5.570 municípios do país, com base nas três dimensões: finanças, gestão e desempenho.
Oportunidade
Para o presidente do CRA-PE, Mychel Cosme de Almeida Paes Barreto, o evento representa uma oportunidade única de alinhamento entre gestores e especialistas. “Queremos que cada município tenha acesso a ferramentas e conhecimentos que permitam uma gestão mais eficiente, baseada em evidências e orientada para resultados concretos. O IGM-CFA é um instrumento que transforma dados em estratégia, e essa capacitação vai preparar profissionais para fazer essa transformação acontecer”, destaca.
Sobre o IGM-CFA
O Índice CFA de Governança Municipal é uma ferramenta de avaliação desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração que analisa todos os 5.570 municípios brasileiros a partir de mais de 2,4 milhões de dados coletados anualmente de fontes oficiais. A metodologia considera três dimensões essenciais: finanças, gestão e desempenho. Com base nesses indicadores, o IGM-CFA auxilia gestores e consultores na identificação de oportunidades de melhoria e na implementação de práticas mais eficientes, transparentes e orientadas a resultados.
Especialistas nacionais à frente da capacitação
O workshop será conduzido por profissionais de referência nacional na área:
• Emerson Clayton Arantes – Coordenador da Câmara de Gestão Pública do CFA, especialista em Gestão Pública Municipal, desenvolvedor do IGM-CFA e consultor com experiência em mais de 500 municípios brasileiros.
• Marcelo Gomes – Coordenador da Câmara de Gestão Pública do CFA, especialista em Indicadores de Governança, instrutor certificado na metodologia IGM-CFA e consultor em modernização da gestão municipal.
• Isaías Santos – Membro da Câmara de Gestão Pública do CFA, especialista em Análise de Dados Públicos, consultor em Planejamento Estratégico Municipal e instrutor em ferramentas de gestão pública.



