Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Dani Portela avalia que cenário político para terceira via em 2026 é "muito estreito"

Deputada diz que chances de “candidatura olímpica” são reduzidas, enquanto PSOL lançará Ivan Moraes

Programa Folha Política com a deputada estadual Dani PortelaPrograma Folha Política com a deputada estadual Dani Portela - Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco

Leia Também

• Dani Portela define tendência para 2026: “vou estar onde o presidente Lula estiver”

• Dani Portela faz elogios a Ivan, mas diz que foco é no debate nacional

• Tiago Paraíba cobra opinião de Dani Portela sobre pré-candidatura de Ivan Moraes ao Governo do Estado

A deputada estadual Dani Portela (PSOL) analisou as chances de haver uma terceira via competitiva para as eleições para o governo estadual em 2026. De acordo com a parlamentar, uma “candidatura olímpica” terá pela frente um cenário político “estreito”. O PSOL, partido da deputada, tem como pré-candidato ao governo do estado o ex-vereador Ivan Moraes.

Dani relembrou que já assumiu candidaturas de terceira via, que serviram para demarcar espaço. O cenário eleitoral entre o prefeito João Campos (PSB) e a governadora Raquel Lyra (PSD), destacou ainda, será de polarização. As declarações foram dadas nesta segunda-feira (3), durante entrevista à Rádio Folha 96,7 FM.

“Em outros momentos eu já coloquei meu nome para essa candidatura olímpica, para demarcar espaço, para levantar nossas bandeiras e não abaixar os nossos programas. Acredito que que vá haver uma terceira via. Os partidos vão colocar candidaturas para além de João e Raquel, mas acho que a gente vai estar num cenário político muito estreito”, afirmou.

Raquel Lyra

A deputada estadual comentou que a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito João Campos (PSB) protagonizarão um embate acirrado pelo governo do estado. A parlamentar afirmou que a eleição não está definida desde já e que os cenários podem mudar. 

“É muito cedo para a gente dizer que isso é uma eleição dada e ganha. Tem muito jogo para ser jogado até o ano que vem”, enfatizou.

 

João Campos

Dani Portela disse que, embora seja presidente nacional do PSB, João Campos conseguiu afastar a imagem dele dos 16 anos de governo do partido em Pernambuco. A parlamentar atribui a possível dissociação de imagem à uma habilidade do prefeito em se comunicar nas redes sociais.

”O que eu venho dizendo é que houve uma tentativa de descolar um pouco a imagem (de João em relação ao PSB)”, disse. “Esse modelo fácil de quem é mais instagramável e quem dialoga melhor nas redes, acaba adquirindo um público muito maior e infelizmente isso é uma nova forma de fazer política que está aí e não tem mais como voltar”, complementou.

Ida ao PT

A parlamentar comentou a possível ida ao PT para disputar as eleições de 2026, nas quais tentará um segundo mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A deputada, apesar de não enfatizar a mudança de sigla, disse que seguirá o projeto político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Isso (a mudança) vai ser uma uma das coisas que eu vou ter que discutir muito profundamente. De toda a minha trajetória e de todo o meu espaço, mas onde Lula estiver e onde Lula botar a mão, ali eu vou estar também”, declarou.

Veja a íntegra da entrevista:

Veja também

Newsletter