Daniel Coelho diz que ambiente político para Raquel Lyra é de “virada”
De acordo com o secretário, segurança pública tem contribuído para momento favorável
O secretário estadual de Meio Ambiente, Daniel Coelho (PSD), apostou no favoritismo da governadora Raquel Lyra (PSD) nas eleições de 2026. De acordo com o secretário, o governo estadual vive um clima de “virada” na percepção da opinião pública e terá reconhecimento nas urnas. A declaração foi dada durante entrevista concedida nesta quinta-feira (13) à Rádio Folha 96,7 FM.
Coelho citou como evidência disso a pesquisa Datafolha, que atribuiu ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), o mesmo percentual que a governadora Raquel Lyra, com 23% no levantamento espontâneo, quando o entrevistado não tem acesso a uma lista prévia de nomes.
“A gente já está num ambiente de virada. (...) Porque as pessoas vão se convencendo e vão entendendo que aquele é o caminho. (...) Não só pelas entregas que a governadora está fazendo, mas também por um desgaste da gestão municipal”, disse. "Hoje a governadora conseguiu, uma relação muito forte com os prefeitos do estado, de uma forma geral, aproximou-se demais na região metropolitana. A segurança pública tem sido um ponto de virada em Pernambuco”, completou.
Ainda que aposte no favoritismo da chefe do Executivo estadual, o secretário ponderou que a eleição será fortemente disputada. “As tendências indicam para que a gente no ano que vem tenha uma eleição evidentemente disputada, mas eu acho que o caminho que está sendo visto é de reeleição da governadora Raquel Lyra”, opinou.
O secretário também acusou a oposição de fazer críticas meramente pessoais à governadora Raquel Lyra. “Eu estou querendo colocar aqui que a coisa não está no campo ideológico, está no campo pessoal”, disse.
Leia Também
• Daniel Coelho destaca prioridades ambientais, desafios políticos e planos para 2026
• Felipe Cury diz que PSB é principal aliado do PT e que João Campos "é o caminho" da sigla no estado
• Secretaria de Meio Ambiente emite nota para explicar saída de Daniel Coelho de audiência da Alepe
Obras em Boa Viagem
O secretário voltou a comentar os enfrentamentos protagonizados contra a prefeitura do Recife no licenciamento de obras de habitação no Bairro de Boa Viagem. Na visão de Daniel Coelho, houve uma politização do debate e a prefeitura, na opinião dele, “preferiu o conflito”.
“Não havia interesse de impedir licenciamento (ambiental), apenas de cobrar que ele exista. Até porque a gente tem ali derrubada de árvores e tinha animais que ali viviam. Nós temos o transporte da madeira que precisa de licenciamento, então o que a gente queria era que as etapas fossem cumpridas. E a prefeitura decidiu pelo conflito e pela tentativa de resolver o problema via judicial e perderam na Justiça”, enfatizou.
Arco Metropolitano
Daniel Coelho comentou o prosseguimento das obras do Arco Metropolitano e os impasses referentes ao licenciamento ambiental da obra, principalmente na Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia Beberibe. O secretário defendeu a estratégia empreendida pelo governo do estado de “fatiar” a licença, permitindo que o trecho sul da obra, que não sofre contestação, seja executado. Enquanto isso, as negociações sobre o licenciamento do trecho norte estão em andamento.
“As obras do trecho sul já começam nesse momento e a gente vai avançando com a obra. À medida que o debate ambiental ocorre para o trecho norte, que é onde está a polêmica (...), a gente avança com a obra, que é desejo de todos os pernambucanos. O fateamento do licenciamento é o grande diferencial que está permitindo a governadora Raquel Lyra avançar nesta obra que ficou parada por duas décadas”, afirmou.
Chapa do PSD
O secretário de Meio Ambiente confirmou a intenção de disputar uma vaga na Câmara Federal durante as eleições de 2026. Daniel Coelho relatou ainda que a expectativa do PSD é eleger entre quatro e cinco deputados federais em Pernambuco.
“A gente está montando uma chapa forte no PSD. A intenção é que a governadora consiga eleger no seu partido de quatro a cinco deputados federais. Me foi solicitada essa missão de poder compor esse time, compor essa chapa. Então, hoje, me coloco como pré-candidato a deputado federal”, declarou.
Veja a íntegra da entrevista:



