Danilo Cabral visita a Folha de Pernambuco e destaca ações da Sudene em entrevista à Rádio Folha
Superintendente defende unidade regional e avalia disputar novo mandato em 2026
O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, visitou a Folha de Pernambuco, na tarde desta terça-feira (22). Recebido pelo presidente do Grupo EQM e fundador do jornal, Eduardo de Queiroz Monteiro, Danilo apresentou um balanço das ações da autarquia voltadas ao desenvolvimento regional e ressaltou a importância do resgate do diálogo federativo e da construção de políticas públicas qualificadas.
Também participaram do encontro a vice-presidente do jornal, Mariana Costa; o diretor executivo, Paulo Pugliesi; o diretor operacional, José Américo Lopes; o diretor do Grupo EQM, Fernando Lins; e a colunista de política do jornal, Betânia Santana.
Durante a visita institucional, o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, enalteceu a trajetória do superintendente.
“Danilo é um dos maiores quadros da minha geração, não só como parlamentar, mas também no Executivo”, afirmou.
Antes da reunião, Danilo concedeu entrevista à Rádio Folha FM 96,7. Na ocasião, ele comentou os próximos seminários sobre a Transnordestina, a articulação para levar o projeto até o Porto de Suape, a integração ferroviária entre Petrolina e Salgueiro, e ainda falou sobre seu futuro político e a importância da reeleição do senador Humberto Costa (PT).
Transnordestina
Na entrevista à Rádio Folha FM, Danilo destacou o novo ciclo de audiências públicas que será realizado em parceria com o portal Movimento Econômico, com foco na ferrovia Transnordestina.
As discussões devem abordar o andamento das obras, o cronograma atualizado e a escuta ativa de gestores públicos, lideranças empresariais e da sociedade civil. Os próximos encontros, por exemplo, estão previstos para Salgueiro e Petrolina.
“As audiências têm o propósito de mostrar como as obras se encontram, discutir o cronograma e permitir a participação efetiva da população. É uma atividade de escuta. Quando você escuta a sociedade, essa é uma atividade da política”, explicou.
Além de reforçar a necessidade de levar os trilhos até o Porto de Suape, Danilo anunciou uma articulação com a UFPE para viabilizar o transporte ferroviário de cargas entre Petrolina e Salgueiro. Segundo ele, a meta é concluir todos os projetos até o fim de 2026.
Leia Também
• Cristiane Moneta assume PSDB Mulher em Pernambuco com foco em 2026
• Como tirar a certidão de quitação eleitoral no portal do TSE
• Vice-prefeito de Buenos Aires troca PSD pelo PSDB e declara apoio a Gabriel Porto
Diálogo
O superintendente fez questão de afirmar que os seminários promovidos pela Sudene não terão espaço para disputas eleitorais, buscando focar exclusivamente em um debate técnico sobre políticas públicas.
“Esse conjunto de diálogos que nós vamos praticar são discussões de políticas públicas, procurando um debate técnico. Agora, se quiser fazer política de caráter eleitoral, deixe para fazer em outro espaço”, afirmou.
Nesse sentido, Danilo reforçou que o momento exige união de todas as forças – políticas, econômicas, sociais e universitárias – em torno da pauta de Pernambuco, visando a unidade da região.
“Até lá, vamos unir todas as forças políticas, econômicas, sociais, a universidade, em torno da pauta que a gente tem nesse Pernambuco. A síntese desses debates é a unidade de Pernambuco.”
Ele prosseguiu criticando a ausência de diálogo com o Nordeste em gestões passadas, o que teria levado a Sudene a perder sua capacidade de articulação.
“O governo anterior tratou a região com descaso. A Sudene perdeu sua capacidade de articulação. O que nós estamos resgatando é a política através do diálogo, com governadores, universidades, bancos e setor produtivo. A chamada Nordeste, que mobilizou R$ 10 bilhões para a indústria, é fruto disso.”
Futuro
Apesar de reforçar que está focado na missão até 2026, Danilo admitiu que tem sido incentivado a disputar um novo mandato federal. “Acredito que posso sim disputar, mas entre querer e ser, depende de um conjunto de pessoas que acreditem que você pode representar um projeto político.”
Ele defendeu ainda a reeleição do senador Humberto Costa. “Se tem uma vaga que tem que estar garantida na eleição do próximo ano das duas que estão em disputa para Pernambuco, uma delas tem que ser do senador Humberto Costa. Ninguém tem mais compromisso com o projeto do presidente Lula do que ele”, declarou.



