Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Deputada Rosa Amorim homenageia representantes da luta LGBTQIAPN+ no estado

O evento acontece na semana do Dia Internacional do Orgulho LGBT

Foto: Divulgação

Leia Também

• Gilmar Júnior evita antecipar apoio a Raquel ou João e condiciona escolha à pauta da enfermagem

• Álvaro Porto participa da 22ª Cavalgada de São João, em Brejão

• Disputa política travestida de celebração popular

Na semana do Dia Internacional do Orgulho LGBT, a deputada federal Rosa Amorim (PT) vai realizar uma homenagem a dezenas de entidades que constroem a luta em defesa dos direitos LGBTQIAPN+ nesta quinta-feira (26). O evento acontece a partir das 18h na Casa Bacurau, espaço artístico e cultural da capital pernambucana amplamente frequentado pela comunidade.

Celebrado em todo o mundo no dia 28 de junho, a data faz alusão a Revolta de Stonewall, que ocorreu nessa mesma data em 1969, onde frequentadores de um bar LGBTQIAPN+ enfrentaram a polícia após uma série de batidas policiais em Nova Iorque.

Para Rosa Amorim, que integra a Bancada LGBT+ Brasileira, a homenagem é um forma de reconhecimento do trabalho das organizações: “No estado todo temos grupos, coletivos, ONG’s e entidades que lutam cotidianamente pelos direitos LGBTQIAPN+ combatendo o preconceito, mas também construindo iniciativas concretas de acesso à educação, empregabilidade, cultura e lazer. Em um momento de crescimento do conservadorismo, a existência desses coletivos merece ser celebrada”, ressalta a parlamentar.

Conhecida por movimentar a cena cultural do Recife, a Casa Bacurau já tem um histórico de apoio à artistas LGBT’s e se coloca como uma grande parceira da luta. “Para a gente, receber esse evento é muito importante e está alinhado com a nossa política da Casa de promoção de lazer e cultura. A gente tem um evento chamado “Orgulho da Casa”, que já é o segundo ano que estamos fazendo, onde a gente reúne artistas LGBTQIA+. Essa é uma forma de nos colocar novamente ao lado dessa luta tão importante, para que as pessoas saibam que podem contar conosco”, ressalta Thais Lima, comunicadora e membro da organização da Casa Bacurau.

Veja também

Newsletter