Discurso de ódio nas redes sociais é debatido na audiência pública contra o racismo no século 21
Brasil ainda não dispõe de uma regulamentação das plataformas digitais
As redes sociais se transformaram em um celeiro de produção de discurso de ódio e intolerância, onde não há limite e as punições são raras, sem uma regulamentação das plataformas digitais. O tema foi discutido hoje durante a audiência público sobre o racismo no século 21 convocada pelo vereador Luiz Eustáquio, vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da Câmara Municipal do Recife.
São muitos os casos em que as redes sociais digitais colaboram com o discurso de ódio racial e o Brasil ainda não dispõe de uma regulamentação das plataformas digitais. Para os especialistas e defensores da regulamentação, o que é crime fora das redes, deve ser crime dentro das redes.
A audiência contou a participação de nomes como o professor e doutor em psicologia, Lássana Danfá. Ele é da Guiné-Bissau e tem estudado sobre o preconceito e a discriminação racial na internet. Segundo ele, as plataformas digitais, a exemplo do google, direcionam as pesquisas favorecendo os discursos de ódio porque as redes ganham mais com os engajamentos, que são feitos.
Ele citou o caso do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama, onde uma pesquisa no google sobre a residência oficial do presidente Obama levava para página da Casa do Macaco e não Casa Branca, onde ficam todos os presidentes americanos.
Também estiveram presentes na audiência pública: Marcelo Diniz, gerente de Igualdade Racial do Recife; Aldemar Santos, Secretário de Governo do Recife; Evenílson Santana (Mike Tyson), apresentador da TV Guararapes; Gílson Góz, Secretário de Combate ao Racismo da CUT-PE e Adeíldo Araújo, representante do Movimento Negro Unificado (MNU).
O secretário de Governo do Recife, Aldemar Santos deu um depoimento sincero de quem nunca militou na causa do povo negro e ao ser vítima de racismo em um evento na Paraíba, foi alertado por uma mulher branca do absurdo da situação do qual ele foi vítima.
“Eu passei quase 40 minutos para receber u credenciamento que não me era dado da forma correta. Recebi crachá como empresário de Jaboatão, sub secretário de Jaboatão e de tanto insistir que estava errado, fui perguntado se era segurança. Para algumas pessoas racistas, o negro não pode ser visto como secretário. Só percebi a gravidade quando uma mulher branca me falou do absurdo da situação e que aquilo só havia acontecido comigo”, relatou o secretário, que registrou um boletim de ocorrência há um mês e até agora não teve nenhum retorno do caso.
Também contou a sua história o apresentador Evenílson Santana, conhecido como Mike Tyson. Ele sofreu racismo ao vivo durante a apresentação do Cidade Alerta, quando uma mulher escreveu no chat do programa no You Tub, que ele era um macaco. A agressão ocorreu há dois anos e até agora, mesmo tendo dado entrada na Justiça não houve nenhuma punição./
“Eu fui surpreendido com aquela agressão e chorei. Mas sei que precisamos continuar lutando contra o racismo, por isso todo espaço é importante para alertar as pessoas”, afirmou.
Também vítima de racismo, o vereador Luiz Eustáquio conhece bem a dor da cor da pele. Segundo ele, por diversas vezes o confundiram com o motorista do assessor branco dele. “Eles pensam que o meu assessor é o vereador e que eu sou o motorista dele. Em outra situação, uma mulher me parou no restaurante e pediu o cardápio. É um racismo estrutural que está inserido na sociedade e cabe a todos nós combater esse tipo de preconceito”, ressaltou o vereador.
O vereador lembrou que além de provocar dor e feridas na alma, o racismo também mata e citou o caso do negro americano George Floyd, que foi morto por um policial em Mineápolis e do negro João Alberto Silveira Freitas, morto no Carrefour, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul em 2020.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.
https://folhape.us21.list-manage.com/subscribe?u=059542355022c94958e301131&id=7d803d9d39



