Durante Fórum Nordeste 2025, Hugo Motta destaca protagonismo da região na transição energética
Presidente da Câmara compareceu ao evento que foi realizado no Recife, nesta segunda (1°)
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), participou, nesta segunda-feira (1°), do Fórum Nordeste 2025, realizado no Recife. Em seu discurso, o congressista destacou a presença de ministros de Estado, como Silvio Costa Filho e Luciana Santos, para anunciar investimentos federais na região. Motta também elogiou o protagonismo do Nordeste na transição energética.
“A presença de ministros do governo garantindo os investimentos em logística, como a Transnordestina, trazem para nós, nordestinos, um alento, na certeza de que a nossa região, que tem demonstrado diante de todos os desafios, um grande potencial, principalmente nesse setor de competitividade e modernidade para garantir que o Nordeste esteja assumindo um papel de protagonismo”, afirmou o deputado.
Motta também analisou que um dos maiores desafios da humanidade tem sido a consolidação da agenda climática e mencionou que o Brasil está na dianteira, fazendo inovações tanto estruturais quanto legislativas.
“Todo o planeta quer achar vias de desenvolvimento mais sustentável. O futuro da humanidade depende disso”, afirmou. “Estamos à frente do mundo [na transição energética], isso não significa que devemos nos acomodar, mas, ao contrário, que devemos usar essa vantagem”, acrescentou.
Leia Também
• Eduardo de Queiroz Monteiro defende retorno do trecho de Pernambuco nas obras da Transnordestina
• Raquel Lyra diz que empréstimos devem ser aprovados como solicitados por banco
• Renan Filho garante reinclusão do trecho de Pernambuco na Transnordestina
“A mesma meta tem orientado muitos trabalhos da Câmara dos Deputados nos últimos anos. Por meio de sucessivas leis, a Casa tem buscado dar apoio à produção e distribuição de energia de fontes renováveis, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias”, disse ainda.
O presidente da Câmara enfatizou que o Fórum busca debater e refletir sobre caminhos que o Brasil deve seguir para aproveitar os benefícios econômicos e sociais da transição energética. “O objetivo deste Fórum é divisar caminhos para que o Brasil avance e tire cada vez mais proveito dessas novas energias renováveis”, declarou.
O Fórum Nordeste 2025 tem o patrocínio do Banco do Nordeste, Suape, FMC, Sudene, Copergás e Neoenergia. Apoio do Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Fertine e NovaBio. Como apoio técnico conta com o Sindaçúcar-PE. O evento é uma realização do Grupo EQM.



