"É necessário que se faça justiça", diz Teresa Leitão sobre o julgamento de Bolsonaro
Ex-presidente e outros sete envolvidos na tentativa de golpe de Estado terão julgamento decisivo a partir desta terça-feira (2)
A senadora Teresa Leitão (PT-PE), durante a abertura do Fórum Nordeste 2025, no Recife, nesta segunda-feira (1º), comentou sobre a expectativa do governo Lula em relação ao julgamento de Jair Bolsonaro e outros sete envolvidos na tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF), que entrará na fase decisiva nesta terça-feira (2).
"A expectativa é grande, porque é necessário que se faça a justiça. Nós, diferentemente do que houve com o presidente Lula, achamos que ele vai vai ter um verdadeiro encontro com a Justiça. O parecer que foi apresentado ao Supremo por parte da Procuradoria Geral da República é muito detalhado, é um parecer muito técnico, porém muito incisivo, porque os crimes foram visíveis", comentou Teresa Leitão.
"O que houve no dia 8 de janeiro nesse país foi de fato uma tentativa de golpe, abolição por violência do Estado Democrático de Direito e além de tudo isso, um planejamento de assassinar principais lideranças do Brasil, o presidente, o vice-presidente e o ministro do Supremo Tribunal Federal. Isso não pode ficar passado sem, de fato, ser analisado e ele ter a a pena, ter o julgamento justo que a gente espera que ele tenha, porque as evidências certamente vão condená-lo", avaliou a senadora.
Interferência dos EUA
Sobre a preocupação do Brasil a respeito de novas sanções do governo dos Estados Unidos na economia brasileira motivadas pelo julgamento, Teresa criticou a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) que segue em território norte-americano atuando, segundo ela, a favor de retaliações ao país.
"Isso tá evidente, até porque o filho do ex-presidente foi para os Estados Unidos, se autoexilou e está tendo uma conduta absolutamente desconexa com a realidade do Brasil, com a defesa do Brasil, indo lá para fora trabalhar contra o Brasil, arquitetar planos contra o Brasil", acusou.
"Isso agudiza mais ainda a culpabilidade dessa família Bolsonaro em relação ao Brasil querer entregar o Brasil aos Estados Unidos, mas felizmente nós temos um governo forte, temos um governo que é dos brasileiros e das brasileiras, a sociedade está acordando, está verificando", apontou.
"O que é que está acontecendo, como está acontecendo e nós esperamos que o julgamento transcorra com tranquilidade, que eles não vão fazer balbúrdia no julgamento, como fizeram assim que Lula tomou posse, lembrem que eles fizeram confusão na diplomação de Lula, que eles fizeram a confusão na posse, que eles atentaram contra a democracia no 8 de janeiro. Nós esperamos que eles também fiquem cientes de que é um julgamento justo, da mais alta corte de justiça do Brasil", concluiu.
O Fórum Nordeste 2025 tem o patrocínio do Banco do Nordeste, Suape, FMC, Sudene, Copergás e Neoenergia. Apoio do Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Fertine e NovaBio. Como apoio técnico conta com o Sindaçúcar-PE. O evento é uma realização do Grupo EQM.
*Com informações de Carol Brito



