Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Eduardo da Fonte cobra urgência no credenciamento do setor de cardiologia em Araripina

Hospital Santa Maria tem estrutura pronta e pode ampliar acesso a serviços cardiovasculares no SUS

Eduardo da Fonte cobra credenciamento do ministério da saúde para o setor de cardiologia do Hospital Santa Maria, em AraripinaEduardo da Fonte cobra credenciamento do ministério da saúde para o setor de cardiologia do Hospital Santa Maria, em Araripina - Divulgação

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) voltou a cobrar do Ministério da Saúde o credenciamento do setor de cardiologia e hemodinâmica do Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina, no Sertão do Araripe. A solicitação foi formalizada em novo ofício encaminhado à pasta, atendendo a um pedido da deputada estadual Roberta Arraes (PP).

Segundo o parlamentar, o credenciamento é essencial para garantir o funcionamento imediato de um serviço considerado estratégico para a assistência em saúde cardiovascular na região. A estrutura já está pronta e vinculada à proposta SAIPS nº 212375, inserida na Política Nacional de Atenção Cardiovascular de Alta Complexidade. O hospital é mantido pelo Instituto Social Medianeiras da Paz.

A demanda por atendimento especializado, de acordo com Eduardo da Fonte, tem pressionado o sistema de saúde na Macrorregião Interestadual PEBA, que abrange municípios de Pernambuco e da Bahia. Ele chama atenção para a carência de leitos e a ausência de unidades habilitadas para atender pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM).

“A Central Interestadual de Leitos enfrenta dificuldades na regulação de vagas, ausência de emergências SUS com vaga zero para trombólise e escassez de unidades habilitadas com estrutura adequada. A habilitação do Hospital Santa Maria é uma alternativa viável, estruturada e urgente para salvar vidas no Sertão do Araripe”, afirmou.

Para o deputado, a inclusão da unidade no Sistema Único de Saúde permitirá ampliar o acesso a serviços de diagnóstico, tratamento e atendimento emergencial na área cardiovascular, além de contribuir para a redução do tempo de espera e a melhoria dos indicadores de saúde na região.

Veja também

Newsletter