Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Eduardo da Fonte defende ampliação de políticas públicas para pessoas com autismo

Deputado federal participa de Comissão Especial que analisa projeto de lei sobre o tema

Eduardo da FonteEduardo da Fonte - Divulgação

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) participou, na terça-feira (28), da instalação da Comissão Especial que vai analisar o Projeto de Lei nº 3.080/2020, que institui a Política Nacional para Garantia, Proteção e Ampliação dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O parlamentar disse que o colegiado deve adotar uma visão ampla e integrada, contemplando não apenas as pessoas com TEA, mas também as famílias e cuidadores, que enfrentam desafios diários de ordem social, financeira e emocional.

 

 

O deputado defendeu a ampliação do Programa Casa Azul pelo Ministério da Saúde, com atuação complementar aos Centros de Referência (CRs), e pediu políticas de inclusão de pessoas autistas na vida adulta, especialmente no mercado de trabalho.

Eduardo da Fonte sugeriu ainda que a Arena de Pernambuco seja transformada em um centro permanente de inclusão, com atendimento diário e atividades voltadas à promoção da autonomia e da cidadania das pessoas com TEA.

“Essa é uma oportunidade histórica de consolidar políticas públicas eficazes e humanas para as pessoas com autismo e suas famílias. Precisamos de um marco legal robusto que integre saúde, educação, inclusão social e apoio familiar”, afirmou o deputado.

A Comissão Especial terá a missão de harmonizar as propostas em tramitação na Câmara e construir um texto unificado que reflita as demandas da comunidade autista.

*Com informações da assessoria
 

Veja também

Newsletter