Em balanço de alianças, Humberto avalia que PT apoiou mais PSB em disputas no Estado
Senador reforçou que, se seguida a tradição, partidos podem estar juntos novamente em 2026
Diante da indefinição da posição do Partido dos Trabalhadores (PT) de Pernambuco para as eleições de 2026, o senador e presidente nacional interino da sigla, Humberto Costa (PT), indicou que a legenda pode estar no mesmo palanque do PSB e fez um balanço do histórico de alianças da sigla com os socialistas no Estado..
Em entrevista à Rádio Folha Fm 96,7, na manhã desta sexta-feira (21), Costa lembrou que de 1985 para cá, PT e PSB estiveram no mesmo palanque oito vezes, mas ponderou que em somente duas o PSB esteve apoiando um candidato petista.
“Pela tradição histórica, é possível que estejamos na aliança com o PSB, afinal já fizemos várias. Por outro lado, tivemos vários momentos em que o PT não esteve com o PSB. Desde 1985, de 20 eleições para a Prefeitura do Recife ou Governo do Estado, estivemos com o PSB oito vezes, dessas, somente em duas o PSB nos apoiava”, declarou o senador.
Humberto Costa lembrou ainda que, na maioria das vezes, cada partido teve um candidato e a união foi feita no segundo turno, mas reforçou que, se for seguida a tradição, é mais possível que o PT caminhe com o PSB.
Confira a entrevista completa:



