Em meio a impasses no Legislativo, Raquel anuncia que enviará novos projetos à Alepe
Governadora não detalhou teor dos projetos que devem ser enviados nesta segunda-feira (1)
Leia Também
• Procurador da Alepe diz estar à disposição do governo para esclarecer PEC das emendas
• Projeto Alepe Cuida leva serviços gratuitos de saúde e cidadania para moradores de Olinda
Em meio ao impasse nas votações de projetos do governo, a governadora Raquel Lyra (PSD) anunciou, durante coletiva de imprensa no Palácio do Campo das Princesas nesta segunda-feira (1°), que encaminhará novas proposições à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
A chefe do Executivo estadual, que participava de uma cerimônia de entrega de novas ambulâncias, não detalhou qual seria o teor dos textos a serem mandados. Nenhum chega em caráter de urgência, mas a governadora espera que todos sejam analisados ainda este ano.
"Ainda hoje encaminharemos novos projetos de lei para Casa, contando, claro, com a aprovação no plenário", declarou.
Como chegaram à Alepe um minuto antes do prazo final para serem analisados ainda este ano, hão houve prazo hábil para publicação das matérias na edição do Diário Oficial dessa terça-feira.
Raquel voltou a cobrar a aprovação do empréstimo de R$ 1,7 bilhão, motivo de embates entre o Legislativo e o Executivo estadual. A recente decisão do presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), de deixar para fevereiro de 2026 a votação da proposta escalou a crise entre os Poderes.
"Coloco aqui mais uma vez a necessidade de aprovação do projeto de empréstimo de operação de crédito", afirmou.
Crise
A chefe do Executivo amenizou a crise entre o Palácio e a Casa, relembrando que os projetos enviados pelo governo tem sido, em larga medida, chancelados pelos parlamentares. "Todos os projetos de lei que a gente mandou para Assembleia Legislativa foram votados e aprovados", disse.
PLOA
Sobre o Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) que, pelo calendário, deveria votada pela Assembleia até a sexta-feira (5), Raquel se mostrou confiante na chancela dos deputados estaduais, apesar do fato de que não haverá sessões plenárias nesta semana. Os parlamentares não se reunirão devido a uma conferência de legisladores estaduais, que ocorrerá entre quarta (3) e sexta-feira (5). "Estamos muito confiantes que tudo vai ser aprovado", apostou.



