Em reunião, Raquel Lyra pede empenho do secretariado
Governadora reuniu o primeiro escalão do seu governo para pedir que auxiliares acelerem entregas
Uma corrida contra o tempo. Durante aproximadamente quatro horas, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), reuniu-se ontem, a portas fechadas, com o secretariado, no Hotel Grand Mercure, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.
Foi o primeiro encontro com o primeiro escalão depois da minirreforma anunciada esta semana. A palavra de ordem foi a mesma para todas as pastas: desburocratizar as ações, acelerar as entregas, atender o povo mais de perto. A medida também reflete a necessidade de chegar ao próximo ano fortalecida para a disputa natural à reeleição.
Pouco antes da reunião a gestora declarou que o objetivo da conversa era pedir foco a todos os secretários.
"A gente tem 17 ou 18 meses de governo pela frente. É foco no trabalho, nas metas que a gente tem para entregar. É foco para que a gente mantenha o compromisso com o povo de Pernambuco, o compromisso firmado para atender às demandas da população. A gente precisa entregar muita estrada, muita água, muito hospital, muita escola", afirmou, após assinar a ordem de serviço autorizando o início das obras de ampliação do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), em Santo Amaro, na área central do Recife.
Leia Também
• Governadora Raquel Lyra reúne secretariado na tarde desta quinta-feira
• Raquel Lyra afirma que política demagógica não impede ações do governo para Noronha
• Sem votação prevista na Alepe, Raquel Lyra reforça apelo
Tempo
Quem participou da reunião disse ter observado uma governadora determinada a não perder tempo com teorias, disposta a avançar em ações do presente e fez cobranças para o futuro. A relação com o Legislativo também não teria sido pauta. Não se discutiu a viabilidade ou não de convocar a Casa extraordinariamente. A pauta ficou restrita aos assuntos do Executivo.
O encontro funcionou também como um momento de integração. Embora os dois novos secretários não sejam estranhos ao restante da equipe, assumiram novas atividades. O ex-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho (PSD), está agora secretário de Mobilidade e Infraestrutura. O ex-secretário de Turismo e Lazer Daniel Coelho (PSD), que deixou a gestão para disputar a Prefeitura do Recife no ano passado, passou a comandar a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha.
"Foi uma reunião de balanço e alinhamento. Fechamos bem o primeiro semestre. E foi superimportante para ajustar os ponteiros para o segundo semestre. Temos uma carteira grande de projetos e aproveitamos o momento para enfatizar o foco nesta carteira", destacou o secretário de Planejamento e Gestão do governo, Fabrício Marques.
Procape
Em discurso durante a ordem de serviço autorizando o início das obras de ampliação do Procape, a governadora pediu ao gestor executivo do Procape, Ricardo Lima, e à reitora da Universidade de Pernambuco, Socorro Cavalcanti, que digam aos deputados para onde estão indo os recursos captados com empréstimos.
"Eles (oposição) estão questionando se a gente tem capacidade de entrega, se a gente tem capacidade de execução. Querem saber em que esse dinheiro está sendo gasto. Doutor Ricardo, diga a eles que são 37 milhões aqui. Diga que estou garantindo ao senhor o dinheiro dos equipamentos hoje. Que o senhor já pode começar a contratar seus engenheiros pra gente poder entregar essa obra", listou.



