Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Ex-candidato ao Governo de Pernambuco, Jones Manoel tem contas do Instagram e Facebook derrubadas

Contas do historiador pernambucano acumulavam um milhão de seguidores

Jones Manoel na sabatina da Rádio Folha FM 96,7Jones Manoel na sabatina da Rádio Folha FM 96,7 - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O historiador pernambucano e candidato ao Governo de Pernambuco em 2022 Jones Manoel teve as contas do Instagram e Facebook derrubadas pela Meta nesta quarta-feira (6). Com mais de um milhão de seguidores, o comunicador tem ganhando um alcance maior após divulgar um vídeo debatendo com 20 conservadores. 

Em publicação no X, Jones divulgou a mensagem exibida pelo Instagram ao tentar acessar a conta, informando que as informações serão excluídas por não seguirem os padrões da rede social. Ele anunciou que pretende tomar as medidas cabíveis para restaurar o acesso às contas.

“Camaradas, a Meta derrubou minha conta no insta e no Facebook. Não tem informação e nem foi hackeamento. Foi a Meta que derrubou mesmo. Já falei com camaradas do jurídico e vamos tomar as providências necessárias para tentar recuperar as contas”, registrou Manoel. 

Graduado em história pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Jones Manoel já possui 499 mil inscritos no canal do YouTube Farol Brasil, onde acumula mais de 4 milhões de visualizações. 

Ele é militante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) e chegou a disputar o Governo de Pernambuco nas eleições de 2022, quando obteve mais de 33 mil votos nas urnas. 

Procurada pela reportagem, a Meta, responsável pelas duas redes sociais, não respondeu. 

Repercussão
Vários parlamentares manifestaram apoio ao pernambucano por meio do X, como a deputada estadual Dani Portela (Psol), que classificou o banimento como inaceitável.

“As Big Techs atacam novamente! É inaceitável a exclusão, sem motivos, das contas do companheiro Jones Manoel. Enquanto discursos de ódio circulam livremente, conteúdos que combatem firmemente esse tipo de fala são censurados. É urgente a regulamentação dessas plataformas!”, publicou a deputada. 

O deputado federal pelo Rio de Janeiro Chico Alencar (Psol) pediu pela reativação imediata das contas do historiador.

“Toda solidariedade a Jones Manoel. A Meta desativou suas redes num claro caso de perseguição política — justo quando sua voz alcançava 1 milhão de seguidores. Isso é censura real. Bolsonaro segue ativo. Exigimos: reativação já!”, registrou.

Do mesmo estado, o deputado federal Tarcísio Mota (Psol) considerou o banimento como absurdo. 

“O que está acontecendo com  @jonesmanoel_PE é um absurdo. Depois da incrível repercurssão do seu debate, com mais de 100 milhões de visualizações, a Meta decidiu bloquear todas as suas contas. Mais uma vez está aí a dita "liberdade de expressão" defendida pelas big techs!”

Já a deputada federal pelo Rio Grande do Norte, Natália Bonavides (PT),que mostrou solidariedade e criticou o que chamou de censura.

“Algoritmos não são imparciais, são ferramentas de controle. O exemplo mais recente foi a derrubada das contas de @JonesManoel_PE, que tem sido uma voz forte contras os fascistas. Big Techs falam em "liberdade de expressão", mas censuram quem pensa diferente. Nossa solidariedade!”, afirmou.

Veja também

Newsletter