Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Fernando Lins e Ingrid Zanella garantem apoio de docentes de direito

Na corrida pelo comando da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Pernambuco (OAB-PE), Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella, candidatos da chapa OAB + Unida, ganharam o apoio de professores de Direito. São professores de cursos de graduação, especializações e de exame da Ordem.

A própria chapa já conta com diversos nomes da academia, a começar por Ingrid Zanella, que leciona na Faculdade de Direito do Recife (UFPE). Mas também conta com professores como Mozart Borba, Yane Telles, Manuela Alves, Anne Cabral, Leonardo Moreira, Léo Cunha, Catarina Oliveira, Fabio Porto, Helena Castro, Isabela Lessa, Marina Lisboa, Fabio Milhomens, Paloma Saldanha e Soraya Nunes, entre outros. Eles simbolizam as muitas ações que as útimas gestões da OAB-PE deram à educação, culminando com o oferecimento de 2.900 bolsas integrais para a pós-graduação em Direito Cível pela Escola Superior de Advocacia (ESA-PE)

“Em nossa gestão a ESA-PE foi recordista de eventos realizados. Mesmo durante a pandemia, quando se adaptou rapidamente e ofereceu vários eventos telepresenciais e, mais recentemente, híbridos. Também é importante destacar os programas Advocacia na sePrática e o Residência Jurídica, uma inovação que está sendo copiada por seccionais de outros estados”, destacou Bruno Baptista, atual presidente da OAB-PE, que é candidato a uma das vagas do Conselho Federal pela chapa de Fernando e Ingrid.

Mas também há vários profissionais renomados que não participam da chapa e, ainda assim, fizeram questão de declarar apoio à OAB + Unida. Por enxergar a importância de haver uma continuidade da atual gestão e o avanço nas ações de inovação, inclusão e defesa das prerrogativas. Veja alguns dos depoimentos: 

“Essa é a gestão que quebrou os muros da OAB-PE, uma gestão que privilegiou tanto o jovem advogado quanto os professores e os advogados atuantes de foro mesmo. Seja através dos cooffices, dos cursos de capacitação e das oportunidades que foram geradas pelas comissões”. Emília Queiroz, professora da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

“Fernando e Ingrid trabalharam incansavelmente durante a pandemia. Vejam as novas sedes de Caruaru, Goiana e Garanhuns, a Farmácia da CAAPE, os programas INSS Digital e Advogar e Empreender. É uma gestão que deve continuar. Inclusiva e sem permitir que a política partidária influencie ou traga confrontos ideológicos para a nossa instituição”. João Maurício Adeodato, professor da Faculdade de Direito de Vitória.

“Fernando e Ingrid seriam uma importante continuidade do brilhante trabalho do advogado militante Bruno Baptista”. Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti, diretor da Faculdade de Direito do Recife.

“Temos grandes avanços na atual gestão, como a instituição de um posto avançado do INSS dentro da OAB-PE, ação contra morosidade da justiça, ampliação dos honorários da advocacia, criação do e-alvará. É uma OAB-PE paritária, unida, justa e que vem crescendo cada vez mais”. Shynaide Mafra, professora de cursos privados.

“É importante pensar em um grupo que tenha um compromisso intranpra isso é preciso altivez e é importante haver independência política. Como professor de Direito Constitucional, é preciso compromisso com uma educação jurídica de qualidade. É preciso pensar e executar ações de atualização e capacitações permanentes, não só para a capital, mas também para o interior do estado e a jovem advocacia. É por enxergar isso no grupo liderado por Fernando e Ingrid que eu reforço meu apoio”. Glauco Salomão, professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Veja também

Newsletter