Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Fim da escala 6x1 e taxação dos super-ricos é tema de audiência pública na Alepe na segunda (1º)

Evento proposto pela deputada Rosa Amorim aborda plebiscito popular, que ouve população sobre temas

Movimento em defesa do fim da escala de trabalho 6 x 1Movimento em defesa do fim da escala de trabalho 6 x 1 - Foto: Agência JC Mazella

Uma audiência pública para debater o "Plebiscito Popular 2025: Participação Democrática, Justiça Social e o Futuro do Trabalho e da Tributação no Brasil" ocorre nessa segunda-feira (1º), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O evento proposto pelos mandatos dos deputados estaduais Rosa Amorim (PT), João Paulo (PT), Dani Portela (PSOL) e Doriel Barros (PT), será realizado às 10h no Auditório Sérgio Guerra na Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

O plebiscito popular é uma ferramenta organizada pelos movimentos populares para consultar a opinião da população brasileira sobre a redução da jornada de trabalho e isenção tributária. Em Pernambuco, os votos estão sendo coletados em diversas cidades de todas as regiões do estado. 

A deputada Rosa Amorim destaca que o plebiscito mostra a necessidade de maior justiça tributária e valorização da vida e do trabalho digno no Brasil.

"Por isso, é tão importante que o nosso estado participe e garanta que os votos que serão entregues ao presidente Lula reflitam a vontade do povo”, declarou a parlamentar.

O Plebiscito é uma iniciativa nacional que mobiliza igrejas, movimentos sociais, sindicatos, pastorais e entidades populares, trazendo duas perguntas: “Você é a favor da redução da jornada de trabalho sem redução salarial e pelo fim da escala 6×1?” e “Você é a favor que quem ganhe mais de 50 mil reais por mês pague mais imposto, para que quem recebe até 5 mil reais não pague imposto de renda?”. 

O período de votação vai até o fim do mês de setembro e os votos podem ser feitos em urnas ou através do site https://plebiscitopopular.org.br/. O objetivo é colher milhões de votos para pressionar os poderes legislativo e executivo a criar políticas de redução da jornada de trabalho e de justiça fiscal no país. 

*Com informações da assessoria de comunicação da deputada Rosa Amorim

Veja também

Newsletter