Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Governadora aposta em aprovação de empréstimos: "A gente organizou as finanças"

Ainda de acordo com Raquel Lyra, o governo tem trabalhado além do que chamou de "discurso bonito"

Raquel Lyra durante coletiva de imprensa no Palácio do Campo das PrincesasRaquel Lyra durante coletiva de imprensa no Palácio do Campo das Princesas - Arthur Botelho/Folha de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra (PSD) apostou na aprovação do último pedido de empréstimo solicitado pelo governo estadual. O pedido de R$ 1,7 bilhão tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) há meses e é alvo de disputa entre o governo estadual e a Casa, que, por sua vez, submeterá a solicitação ao escrutínio dos deputados estaduais nesta terça-feira (18).

A chefe do Executivo estadual afirmou, ainda, que a administração não tem feito apenas, segundo ela, "discurso bonito", mas organizado as finanças de Pernambuco. A declaração foi dada nesta segunda-feira (17) no Palácio do Campo das Princesas, onde realizou a entrega de novos equipamentos de segurança à Secretaria de Defesa Social (SDS).

"Não porque a gente tem um discurso bonito, mas porque a gente organizou as finanças.  Temos a capacidade de pagamento e de endividamento. Tudo isso discutido com a Secretaria do Tesouro Nacional, com o Ministério da Fazenda e com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional", afirmou.

Raquel Lyra comentou que a operação será aproavada por unanimidade ou, pelo menos, por ampla maioria. A chefe do Executivo estadual argumentou que os recursos serão importantes para garantir investimentos públicos em Pernambuco. "Acreditando muito fortemente que a operação de crédito vai ser votada se não por unanimidade, por praticamente unanimidade da Casa. É importante dizer que quando a gente tem recurso, a gente investe", disse.

"Pernambuco tem pressa"
Raquel repetiu o slogan que tem adotado ao defender a aprovação de créditos para o estado. Nos últimos meses, a governadora tem usado a expressão como forma de pressionar os parlamentares a ajudarem o governo. "É importante que seja logo (a aprovação), porque Pernambuco tem pressa. Cada dia que a gente coloca a mais é um dia a menos que a gente tem para obter esses empréstimos", enfatizou.

Ela justificou que Pernambuco, por ser um estado mais pobre, precisa obter crédito para realizar grandes investimentos, dado que, segundo ela, o estado não possui recursos próprios para isso. "Pernambuco, vocês sabem, é estado pujante, mas é um estado pobre. Nós precisamos de recursos para investimento e não temos recursos próprios para fazer frente aos investimentos que nosso estado precisa", afirmou.

 

Veja também

Newsletter