Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Governadora Raquel Lyra e vice Priscila Krause comentam pronunciamento de Álvaro Porto na Alepe

Presidente do Legislativo acusou o governo estadual de incompetência na aquisição de empréstimos

Governadora Raquel Lyra e vice-governadora Priscila KrauseGovernadora Raquel Lyra e vice-governadora Priscila Krause - Anthony Santana/Folha de Pernambuco

De volta a Pernambuco após 15 dias em missão internacional, a governadora Raquel Lyra (PSD) não se furtou de comentar sobre a mais recente escalada na tensão na relação entre Executivo e Legislativo, com o pronunciamento do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), na semana passada. 

Sem citar o nome do parlamentar, Raquel Lyra afirmou que encara as críticas com naturalidade e que, se construtivas, as considera. Ela lembrou a recente aprovação quase unânime de autorizações para empréstimos como frutos do sucesso no diálogo entre o governo e a casa de Joaquim Nabuco. 

“Com diálogo e construção coletiva, conseguimos votar os projetos de lei, a grande maioria deles com quase unanimidade. Entendemos que as críticas são naturais do processo democrático, e que todas que vierem, e foram consultivas, serão levadas em consideração para poder melhorar a nossa forma de atuar à frente do Executivo”, declarou a governadora. 

Individual
A vice-governadora, Priscila Krause (PSD), também fez questão de falar sobre o assunto. Em conversa com a Folha de Pernambuco, ela minimizou a influência da fala de Porto na institucionalidade entre os poderes, considerando que foi um posicionamento individual do deputado. Priscila enfatizou que o governo tem maioria no Legislativo estadual.

“A Assembleia é composta por 49 deputados e a grande maioria desses deputados tem se mostrado e tem se apresentado à disposição de Pernambuco para aprovar os projetos enviados pelo Executivo, tanto que todos os projetos foram enviados. É importante diferenciar se essa fala é uma fala institucional que representa a maioria dos deputados, se representa a Assembleia ou se é uma fala do deputado Álvaro Porto que tem toda a legitimidade do mundo para colocar o pensamento e a opinião dele”, afirmou. 

Veja também

Newsletter