Grupo ligado à senadora Teresa Leitão lança Messias Melo na disputa pelo comando do PT em Pernambuco
Coletivo PT Militante decidiu lançar candidato próprio diante de falta de consenso no partido
Diante da falta de um nome consensual para ser indicado como candidato à presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco, o coletivo interno PT Militante, liderado pela senadora Teresa Leitão vai apresentar o nome do ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Sindicato dos Processadores de Dados de Pernambuco (Sindpd-PE), Messias Melo.
O coletivo integra a corrente majoritária do partido Construindo um Novo Brasil (CNB) do PT Nacional, que é representada, em Pernambuco, por três pré-candidaturas diferentes na busca pelo comando da sigla no estado, são eles, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, o primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, deputado federal Carlos Veras e o ex-secretário estadual da Juventude do PT, Pedro Alcântara, ligado ao deputado estadual João Paulo.
Leia Também
• Cinco chapas inscritas para disputar o PT do Recife. Vereadora muda de posição
• Corrente do PT quer lançar nome na disputa pela presidência do PT-PE
• Unidade para presidir diretório do PT em Pernambuco ainda distante
Existem ainda a candidatura já registrada do ex-deputado federal pelo partido, Fernando Ferro, e a pré-candidatura de Osmar Ricardo, vereador do Recife. De acordo com a própria senadora Teresa Leitão, a apresentação de múltiplas candidaturas é uma estratégia para a negociação de uma unidade, conforme se aproxima o Processo de Eleição Direta do partido, conhecido pela sigla PED, marcado para 6 de junho.
"Trabalhamos pela unidade e não conseguimos. Temos agora três candidaturas da CNB, a de Fernando Ferro e de Osmar (Ricardo), então definimos também lançar candidato, na expectativa de contribuir no debate da negociação e consenso, porque uma vez inscritas as chapas, temos até 26 de maio para fazer alterações", pontuou a parlamentar.
Teresa Leitão afirmou também que o primeiro ato de Messias após o registro da candidatura será convidar os demais candidatos para uma mesa de negociação, com o objetivo de construir unidade dentro da legenda. Ela ressalta que o indicado é um militante histórico do partido, conhecido nacionalmente e com experiência de vários cargos de direção.
O nome de Messias Melo para representar o grupo que tem mais de 14 anos de atuação dentro da PT em Pernambuco surgiu após um amplo debate interno, que chegou a considerar os nomes do secretário de Habitação do Recife Felipe Cury e da vereadora de Olinda, Eugênia Lima como alternativas.
O martelo foi batido na noite de hoje, em uma reunião presencial do grupo. O prazo final para inscrições de candidatos se encerra nesta sexta-feira (9).
Quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado? Clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.



