Homenagem ao legado de Miguel Arraes na Câmara Federal
Maria Arraes defende a importância do resgate da trajetória do avô
Câmara Federal fará uma sessão solene em memória ao ex-governador no dia 13 de agosto, data em que a morte do ex-gestor completa 20 anos. Iniciativa integra uma série de atos de celebração ao líder político
No ano que simboliza os 20 anos da despedida do ex-governador Miguel Arraes, uma série de homenagens fazem reverência à trajetória do líder político. Em resgate da memória do líder político, a deputada federal Maria Arraes (SD) visitou a redação da Folha de Pernambuco, ontem, para divulgar a realização de uma sessão solene da Câmara Federal em alusão ao legado do ex-gestor, marcada para o dia 13 de agosto, data que marca o falecimento do líder político.
Além da reunião na Câmara dos Deputados, que terá a presença de grande parte da família de Arraes, estão programadas outras homenagens, como uma exposição sobre a vida do político e a mudança do nome da sala de reuniões do Colégio de Líderes da Casa para “Sala Miguel Arraes”.
Leia Também
• Vinte anos sem Arraes: legado e homenagens
• Marília Arraes lança streaming com informação histórica e política para as redes sociais
• Marília Arraes acompanha agenda de João Campos no Agreste e Sertão
Memória
Neta do político que viveu exilado por 14 anos na Argélia, após ter sido deposto do cargo de governador de Pernambuco, Maria Arraes defende a homenagem como uma forma de manter a memória do combate ao regime militar.
“A gente viu a necessidade de homenageá-lo esse ano, não só, obviamente, pela figura pública que ele foi, mas diante de tempos sombrios que a gente está vivendo, da necessidade da gente relembrar figuras históricas, homens importantes, que participaram e que combateram a ditadura. No 8 de janeiro de 2023, a gente teve uma tentativa de golpe ao Estado Democrático de Direito e precisamos relembrar quem combateu fortemente a ditadura, relembrar aquele tempo para que eles não se repitam”, enfatizou.
O projeto de homenagem a Miguel Arraes, apresentado pela deputada Maria, foi aprovado no mês de junho, tendo como relator o deputado federal Pedro Campos (PSB), que é bisneto do ex-governador. Ainda ontem, Maria Arraes também entregou um convite para o prefeito do Recife, João Campos (PSB), que, segundo ela, é presença confirmada no evento, junto a outros netos e filhos de Miguel Arraes.
A parlamentar relatou que a homenagem ao líder político chegou a ser alvo de disputa com lideranças de oposição. “Obstruíram o projeto, que foi para a pauta duas vezes, até que aprovamos por maioria. A sessão solene também que vai ser outra iniciativa importante, porque vai contar com vários depoimentos, vídeos e a gente vai conseguir fazer um momento bonito”, explicou Maria Arraes.



