Homenagens marcam um ano da partida de José Patriota
Ex-deputado e prefeito, Patriota é lembrado como importante liderança da esquerda pernambucana
Nesta quarta-feira (17), completa um ano do falecimento de José Coimbra Patriota Filho. O parlamentar figurou na cena política do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Pernambuco desde o governo de Miguel Arraes, por volta da década de 90. Entre suas militâncias sociais e trabalhistas, e seu exercício na gestão pública, Patriota dedicou cerca de 40 anos de sua vida ao trabalho político. Ele faleceu após 6 anos de tratamento de um câncer de fígado, aos 63 anos.
O sertanejo de Tabira, Sertão do Pajeú, foi vereador, vice-prefeito, deputado estadual, secretário do governo Eduardo Campos e prefeito de Afogados da Ingazeira, local onde começou sua carreira política, por dois mandatos consecutivos. Também presidiu por 10 anos a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
Leia Também
• Legado de José Patriota é exaltado por ex-colegas na Alepe
• João Campos janta com a bancada federal do PSB em Brasília
• “Foi um cavalo de pau”, diz Cláudio Carraly sobre federação do Cidadania com o PSB
Homenagens
O PSB publicou um texto, em suas redes sociais, recordando a memória de Patriota.
“Hoje recordamos com carinho e gratidão a trajetória de um homem que dedicou sua vida à gestão pública, à boa política e à defesa do municipalismo. José Patriota, de quem nos despedimos há um ano, foi exemplo de liderança, diálogo e compromisso com o povo pernambucano, deixando um legado de ética, trabalho e amor à sua terra”, diz parte da homenagem.
O deputado estadual Sileno Guedes (PSB) também prestou tributo à José Patriota em suas mídias sociais.
“Pudemos testemunhar esse carinho em sua Afogados da Ingazeira, na emocionante despedida de um ano atrás. E também no Recife, onde ele travou tantas lutas em prol de um desenvolvimento que chegasse a todas as regiões do estado, sempre com respeito, ética e uma capacidade de aglutinação digna de poucos. Hoje, nos lembramos dele com saudade, mas também com a certeza de que seu legado segue inspirando todas as pessoas que buscam o bem do povo de Pernambuco, a grande missão de vida desse amado amigo”, escreveu.
Outro parlamentar a homenagear o falecido foi o deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade), que revelou seu carinho ao seu amigo.
“Um ano de falecimento do meu amigo José Patriota, um ser humano que faz uma falta imensa a Pernambuco. Foi um gestor competente, um deputado comprometido e um defensor incansável da causa municipalista. Seu temperamento justo, conciliador e agregador marcou a política do nosso estado e deixou um legado de união em torno do bem comum. Se estivesse entre nós, tenho certeza de que estaria exercendo com maestria o papel de articulador entre os poderes”, lamentou.
A Amupe também homenageou José em sua sessão extraordinária desta terça, e convidou todos para a missa de um ano de falecimento do parlamentar. Ela ocorrerá ainda hoje (17), às 19h, na igreja São Francisco de Assis, em Afogados da Ingazeira (PE).



