Humberto Costa assume presidência do Parlasul
Senador é primeiro nordestino a ocupar o cargo
O senador Humberto Costa (PT-PE) assumiu na terça-feira (16) a presidência do Parlamento do Mercosul (Parlasul), tornando-se o primeiro representante do Nordeste a ocupar a posição.
“Assumir essa função é uma grande honra, mas também um grande desafio, que estou muito animado em liderar. Isso integra ainda mais o nosso país ao bloco. Aproxima nossa região das discussões continentais. [Além de] nos mobilizar conjuntamente em uma série de temas, como defesa da democracia, da soberania, das nações do continente e do princípio da autodeterminação dos povos, do rechaço a interferências externas em nossas questões e na luta por bons acordos. [Um exemplo é o] que uniu o Mercosul e a União Europeia, com o propósito de que todo esse trabalho renda frutos positivos ao nosso povo”, disse o senador em sessão realizada em Montevidéu, no Uruguai.
O novo presidente terá como principal prioridade concluir os acordos comerciais entre o Mercosul com a Associação Europeia de Livre Comércio e a União Europeia. O senador afirmou que trabalhará para que o Congresso Nacional seja um dos primeiros a aprovar os acordos que devem passar por todos os países membros do Parlasul.
Leia Também
• Humberto Costa é eleito vice-presidente da comissão de representação brasileira do Parlasul
• Humberto Costa defende fim da anistia e critica parlamentares bolsonaristas
• Senadora quer PT discutindo 2026 porque candidatura de Humberto Costa não pode ser avulsa
Além disso, Humberto informou que vai ampliar as funções e responsabilidade do Parlasul. Em seu discurso, falou que o órgão será um espaço para defesa total da soberania dos países-membros, destacando a união como a melhor forma de enfrentar os desafios globais.
Por fim, Humberto também defendeu a redução de gargalos burocráticos nas fronteiras e a criação de soluções conjuntas para dinamizar o comércio exterior e fortalecer o desenvolvimento das zonas fronteiriças.



