João Campos diz achar importante prefeito de capital ter boa relação com o interior
Gestor do Recife e potencial candidato ao governo visita seis municípios desta quinta até domingo
Visitar amigos e trocar experiências com gestores de outros municípios são argumentos do prefeito do Recife, João Campos (PSB), para justificar visitas a pelo menos seis cidades do interior pernambucano, desta quinta-feira (17) até o próximo domingo (20). Vai a Brejão e Garanhuns, no Agreste. Depois segue para o Sertão: Petrolândia, Serra Talhada, Salgueiro e Serrita.
"Acho bom um prefeito de capital que possa ter boa relação com o interior do Estado, que tenha uma base política, que conheça os prefeitos, que conheça os desafios de outras cidades", afirmou João Campos, potencial candidato ao governo de Pernambuco em 2026. Para ele, é importante saber o que outros gestores esão realizando. "E o mais importante é colaborar com a troca de experiência, fazer política, ter o sentimento do que está sendo feito em cada cidade", enfatizou.
Em Brejão, a reuniã com líderes regionais será fechada. A força para João Campos na cidade está no grupo do ex-prefeito Sandoval Cadengue, filho do também ex-prefeito Josa Cadengue, e que fez a filha sucessora em 2016. Beta Cadengue foi reeleita em 2020 e ano passado não conseguiu fazer a sucessora. Sandoval era amigo e compadre de Eduardo Campos (1965-2014), pai do prefeito do Recife. Beta está secretária da Mulher, em Garanhuns.
Cidade das Flores
Na sexta (18), João Campos assina com o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), um acordo de cooperação técnica. Através dele, a Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel) ajudará no desenvolvimento, implantação e aperfeiçoamento de estratégias de transformação digital dos serviços públicos municipais de Garanhuns. Será a partir das 12h, no Palácio Celso Galvão, na Suíça Pernambucana.
"É um intercâmbio de tecnologia. "A gente vai poder compartilhar as inovações que o Recife tem feito nessa área. A gente desenvolveu muitas ferramentas, são ferramentas públicas. O que eu acho bom não é só você fazer, é fazer e compartilhar. Se a gente já fez, por que não disponibilizar para outras cidades, como vai fazer com Garanhuns?", enfatiza o prefeito do Recife.
Antes da solenidade, João Campos e Sivaldo Albino visitam as obras do Hospital de Amor, referência nacional na prevenção e tratamento de câncer, que está sendo construído pelo governo federal, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns. Vistam também o terreno onde será erguido o Compaz Governador Eduardo Campos, e as obras do Museu do FIG, no Centro da cidade. Na noite desta quinta o gestor do Recife aproveita as atrações do Festival de Inverno, no palco Mestre Dominguinhos.
"Eu me sinto muito à vontade de fazer isso. Ao mesmo tempo em que a gente está aqui inaugurando obra, dando ordem de serviço, poder também prestigiar outras cidades do nosso Estado", afirmou o prefeito do Recife, após autorizar o início da restauração da imagem de Nossa Senhora, no Morro da Conceição, Zona Norte da cidade, e no mesmo dia em que inaugurou uma Unidade de Saúde da Família Mais (USF+) na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul.
Cidadão de Petrolândia
No sábado, o prefeito do Recife vai a Petrolândia, no Sertão de Itaparica, para receber o Título de Cidadão Petrolandense. A proposição foi apresentada em 12 de março pelo Corpo Deliberativo da Câmara local, presidida pelo vereador Erinaldo Alencar Fernandes, conhecido como Dedé de França (PSD). Dez dos 13 parlamentares votaram a favor da proposta, no dia 23 de abril.
A cerimônia está marcada para as 10h30, no Projeto Apolônio Sales, na zona rural de Petrolândia. O projeto foi criado para reassentar famílias impactadas pela construção da Barragem de Itaparica, entre os anos de 1981 e 1988. Elas vivem da agricultura irrigada e moram nos próprios lotes. Após a solenidade, o novo cidadão petrolandense almoça com o prefeito Fabiano Marques (Republicanos) e líderes locais.
Amarrando aliança
De Petrolândia, João Campos vai a Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, e participa do último dia da 25ª Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Serra Talhada, a Exposerra, que começa nesta quinta, no Armazém Social do Sesc, no bairro de Bom Jesus. Estará ao lado da prefeita Márcia Conrado (PT), com quem se reúne antes, para alinhamento político. O último encontro de que se tem notícias entre os dois gestores ocorreu no fim de março, depois do Congresso Regional do PSB em Afogados da Ingazeira.
Revendo amigos
João Campos dorme em Salgueiro, no Sertão Central. Na cidade, visita a ex-deputada e ex-prefeita Cleusa Pereira do Nascimento, conhecida como Dona Creuza, e encontra o ex-prefeito Marcones Sá, ambos líderes históricos do PSB. “A gente está fazendo uma visita aos amigos do interior. Sempre acompanhei meu pai, andando pelo interior, sempre gostei de fazer isso como deputado também. Então, acho legal visitar os amigos nesse tempinho disponível", sustentou o prefeito.
A programação de João Campos pelo interior neste fim de semana termina no domingo, em Serrita, onde participa da 55ª Festa de Jacó, no Parque João Câncio. O prefeito da cidade, no Sertão Central, Aleudo Benedito (MDB), apoia a governadora Raquel Lyra.



