Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

João Campos prestigia São João de Vitória de Santo Antão com aliados

Prefeito do Recife tem reforçado presença no interior do estado

João Campos prestigia São João de Vitória de Santo Antão na Zona da MataJoão Campos prestigia São João de Vitória de Santo Antão na Zona da Mata - Divulgação

Depois de participar da abertura oficial das festas juninas em Petrolina, no Sertão, na véspera de Santo Antônio, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), decidiu reforçar a aliança com o prefeito Paulo Roberto Arruda (MDB) e testar a popularidade em Vitória de Santo Antão. Potencial candidato ao governo de Pernambuco em 2026, João Campos prestigiou o São João da cidade da Zona da Mata, a primeira do interior pernambucano, ao lado da namorada, a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), da deputada federal Iza Arruda (MDB), do deputado federal Pedro Campos (PSB) e do secretário de Cidadania e Cultura de Paz da capital, Túlio Arruda, também filho do prefeito.

"O São João de Vitória é muito bonito. É um São João especial, assim como o do Recife. Vitória tem uma festa junina espetacular. Quem não for curtir Vitória pode curtir o Recife. Quem não for curtir o Recife pode curtir Vitória. O importante é viver a cultura do Nordeste, do estado de Pernambuco. É garantia de ter festa de qualidade", disse João Campos, na noite do último sábado, elogiando o gestor e aliado, que, segundo ele, está fazendo um grande trabalho. 

O prefeito do Recife observou que a festa é importante não apenas pela quantidade de shows que oferece, mas, especialmente, por movimentar a economia da cidade, gerando emprego e renda.

"É o turista que vem, é gente que consome no comércio, no informal, na produção de roupas e adereços. Não é somente a arrecadação da prefeitura, mas é principalmente a economia girando na mão das pessoas, garantindo alegria para quem está na festa e renda para quem está trabalhando", avaliou João Campos. 

Embora ainda não admita, o prefeito João Campos deve disputar a vaga para o Palácio do Campo das Princesas em 2026. Aproveita esses eventos para chegar mais perto da população. E não falta assédio por onde anda. Foi assim também quando chegou ao pátio de eventos em Vitória. Pedidos para tirar fotos e comentários de "meu governador". Encontrou até outro João, que em 2013 tirou, em Vitória, uma foto com o então governador Eduardo Campos (1965-2014). "Agora somos nós dois no mesmo  local", brincou João Campos nas redes sociais.

"O São João da nossa cidade representa bem a cultura nordestina, e Pernambuco tem São João do litoral ao sertão. Vitória faz parte desse calendário e desse roteiro de festas juninas", registra o prefeito Paulo Roberto, preferindo não fazer, por enquanto, estimativas de investimentos. A festa tem recursos da prefeitura e de parcerias com a iniciativa privada, mas não teve apoio do governo do estado. "É lamentável, mas quando o governo fomenta o São João do nosso estado em outras cidades faz com que também Vitória de Santo Antão venha a ser apresentada, porque para entrar no interior tem de passar por Vitória. E para sair do interior, pela BR-232, tem que passar na nossa cidade", ressalta Paulo Roberto. 

O prefeito avalia que a cidade da Zona Mata oferece hoje uma das maiores festas juninas do estado. "E não é mania de superlativo. Nosso São João hoje já está consolidado", crava, sem a necessidade de disputar com outras cidades qual apresenta a melhor festividade.

"Vitória é uma cidade limítrofe da metropolitana e é a primeira do interior, pela BR-232. Somos o portal que leva para o São João de Pernambuco".

A abertura dos shows do São João 2025 no Pátio de Eventos de Vitória, na noite de sábado, teve Jotavê, Trimanos Brasil, Luan Santana e Pedro Guerra, além de João Caverna e Edilma animando os intervalos. A programação segue até o próximo sábado (28).

Veja também

Newsletter