Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

João Campos promete cobrar ao presidente Lula solução para as agrovilas do Sertão de Itaparica

No dia em que recebeu título de cidadão de Petrolândia, prefeito se comprometeu a ajudar o município

Prefeito do Recife, João Campos; Bruno Marques, pré-candidato a deputado estadual; prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques; e o presidente da Câmara de Petrolândia, vereador Dedé de FrançaPrefeito do Recife, João Campos; Bruno Marques, pré-candidato a deputado estadual; prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques; e o presidente da Câmara de Petrolândia, vereador Dedé de França - Foto: Reprodução do Instagram

No dia em que recebeu o Título de Cidadão de Petrolândia, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), já firmou um compromisso com a população do município, no Sertão de Itaparica. Vai informar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a necessidade das agrovilas e pedir providências.

A medida foi uma resposta imediata ao discurso do prefeito Fabiano Marques (Republicanos). Bem-humorado, mas em um tom sério, o gestor disse que a homenagem tem um preço. "Você agora tem obrigação como cidadão de Petrolândia. Não pense que a fatura vai ser pequena", disse, já cobrando apoio para a construção de uma UPA.

Criadas para reassentar famílias deslocadas pela construção da Barragem de Itaparica, em 1989, as agrovilas enfrentam constante falta de água e energia. A situação se agravou devido a atrasos no pagamentos da conta de energia e à falta de manutenção dos sistemas.

Em seu discurso, João Campos sugeriu que fossem feita uma carta e coletadas assinaturas das famílias que moram nas agrovilas para que ele entregue as reivindicações ao presidente Lula, com quem estará em Brasília na próxima quarta-feira.

"A gente precisa contar essa história (ao presidente). Tenho certeza de que ele não tem conhecimento disso. Não importa se a briga é da Codevasf, do Dnocs, se tem o impacto de alguma prefeitura ou do governo do estado. Essas coisas têm que ser resolvidas, porque a produção a renda e o emprego vêm daí. E o povo que está sofrendo, o trabalhador está sendo penalizado", enfatizou, após receber a honraria no Projeto Apolônio Sales, zona rural de Petrolândia.

Primeiro
O Título de Cidadão Petrolandense é o primeiro que João Campos recebe no Sertão, e, segundo ele, a homenagem aumenta a responsabilidade com o município, onde teve 1.485 votos em 2018, quando se candidatou a deputado federal.

A proposta foi apresentada em 12 de março pelo Corpo Deliberativo da Câmara local, presidida pelo vereador Erinaldo Alencar Fernandes, conhecido como Dedé de França (PSD). Dez dos 13 parlamentares votaram a favor da proposta, no dia 23 de abril. João Campos agradeceu nominalmente a cada um dos vereadores.

Veja também

Newsletter