Seg, 29 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Joaquim Barbosa prepara equipe

Ex-ministro Joaquim Barbosa conversou com marqueteiro do ex-governador Eduardo Campos, Diego BrandyEx-ministro Joaquim Barbosa conversou com marqueteiro do ex-governador Eduardo Campos, Diego Brandy - Carlos Humberto/SCO/STF
Apesar das movimentações dúbias, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa e o seu partido, o PSB, começaram a dar os próximos passos em direção à oficialização da candidatura do ex-ministro à Presidência da República. A legenda começou a montar uma estrutura de campanha, inicialmente, com dois assessores, enquanto Barbosa negocia com um publicitário. A despeito disso, direção e ex-magistrado seguem evitando oficializar a postulação tão breve. Embora sua postulação seja dada como certa pela direção do partido, o ex-ministro resiste em oficializá-la para evitar ser alvo de ataques por parte de adversários. Enquanto isso, tenta dirimir as resistências familiares.

Leia também:
Manifesto por candidatura de Joaquim Barbosa
Em pesquisa, PSB avalia imagem de Joaquim Barbosa
Ciro Gomes diz não ter receio da candidatura Joaquim Barbosa


Neste momento, a sigla está contratando um assessor de comunicação e, outro, pessoal. O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirmou que há grande quantidade de demandas e, portanto, necessitava de pessoas que ajudassem na organização. “Ele, como futuro candidato, precisa ter gente exclusivamente voltada para a candidatura. Precisa ter alguém para ajudá-lo em conexão com o partido”, disse Siqueira, reiterando que tudo foi combinado com o ex-ministro.

Barbosa também vem conversando com o publicitário argentino Diego Brandy, que desde 2006 trabalhava com ex-governador Eduardo Campos, fazendo inclusive a campanha presidencial do socialista até a sua morte em 2014, quando acabou cuidando da campanha da ex-senadora Marina Silva, que substituiu Campos. Um socialista confirmou que há conversas, mas nega que tenha algo fechado.

Na reunião do último dia 19, Siqueira entregou a Barbosa alguns documentos produzidos pela legenda, como o programa de governo usado por Campos em 2014 e um programa visando ao futuro, elaborado pela Fundação João Mangabeira. O objetivo foi inteirar o ex-ministro das ideias do partido. O PSB também trabalha o futuro programa de governo de Barbosa.

Os parlamentares são os mais interessados em um célere anúncio de Barbosa, vide seu potencial eleitoral. Ele apareceu na última pesquisa Datafolha com 8% a 10% de intenções de votos. Nos bastidores, alguns defendem que ele o faça ainda este mês, mas evitam falar abertamente para não açodá-lo. “No momento que acharmos necessário, anunciaremos a decisão de ter ou não ter candidato”, afirmou Siqueira, evitando dar prazos. O ex-ministro deve se reunir na próxima semana, em Brasília, com deputados federais e senadores.

O PSB aprovou, em março passado, uma resolução que restringe as alianças aos partidos de centro-esquerda. O deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) disse, contudo, que não há, atualmente, conversas para formar alianças. “Superando a etapa da candidatura própria, que se consolida cada vez mais, vamos conversar”, disse.

Veja também

Newsletter