Joel da Harpa quer Frente Parlamentar em defesa dos agentes comunitários de saúde
Alepe realizou um expediente especial para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou nesta quinta-feira (04) um expediente especial voltado para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. A iniciativa foi do deputado estadual Joel da Harpa (PL-PE) que, durante a realização do evento, decidiu criar uma frente parlamentar com o objetivo ampliar o debate sobre as condições de trabalho, remuneração e reconhecimento dos profissionais que estão na linha de frente da atenção básica e da prevenção de doenças.
Segundo Joel, a Frente deverá ser um espaço permanente de diálogo e construção de políticas públicas em favor da categoria.
“É por meio desses profissionais que o Estado chega às comunidades mais distantes, aos rincões onde muitas vezes não há sequer uma unidade de saúde estruturada. Eles são os olhos e ouvidos do Sistema Único de Saúde, são a porta de entrada da atenção básica, são a ponte entre o cidadão e o direito constitucional à saúde".
Leia Também
• Governistas articulam aprovação de empréstimo após aval das comissões da Alepe
• Projeto de Joel da Harpa proíbe verba a artistas com letras que incentivem violência contra a mulher
• Joel da Harpa defende aprovação de empréstimo de R$ 1,5 bi de Raquel Lyra
A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Ilda Angélica, afirmou a importância de momentos que chamem atenção para as necessidades da categoria. De acordo com ela, avanços como a aprovação do piso salarial da classe só foram possíveis graças à eventos de mobilização.
* Com informações da assessoria



