Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Lula cumpre agenda em Pernambuco nesta quinta-feira

Presidente visita Goiana e o Recife; governadora Raquel Lyra não participa das agendas

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da RepúblicaLuiz Inácio Lula da Silva, presidente da República - Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita Pernambuco hoje (14) para uma série de compromissos oficiais. O petista participa da inauguração de uma fábrica da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), de uma visita ao Hospital Ariano Suassuna e da entrega de títulos de regularização fundiária no bairro de Brasília Teimosa, no Recife.

Agenda
A agenda começa pela manhã, em Goiana, na Mata Norte, onde Lula participa da cerimônia que marca a entrada em operação da nova planta industrial de hemoderivados da Hemobrás. A unidade foi construída para processar o plasma obtido nas doações de sangue realizadas no Brasil e transformá-lo em medicamentos como albumina, imunoglobulina e fatores de coagulação. Segundo o governo federal, o objetivo é ampliar a oferta desses insumos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir a dependência de importações, o que poderá gerar economia de recursos e maior autonomia na área de saúde.

Após o evento em Goiana, o presidente segue para o Recife. No bairro de Areias, visita o Hospital Ariano Suassuna, onde vai anunciar o programa Agora Tem Especialista. A iniciativa tem como meta ampliar o acesso da população a consultas médicas de diferentes especialidades por meio da rede pública de saúde, buscando reduzir filas de espera e agilizar diagnósticos e tratamentos.

Encerrando a agenda no estado, Lula vai à Brasília Teimosa, na Zona Sul da capital pernambucana, onde participa da entrega de 599 títulos de regularização fundiária de interesse social. A medida é resultado de uma parceria entre o governo federal e a Prefeitura do Recife, dentro do Programa Imóvel da Gente. Nesta etapa, foram contemplados cerca de 80 mil metros quadrados, avaliados em mais de R$ 3,8 milhões. Com a documentação, os moradores passam a ter segurança jurídica sobre seus imóveis e acesso a benefícios como possibilidade de financiamento e valorização patrimonial.

Ausência
A governadora Raquel Lyra (PSD) não participa das atividades, cumprindo agenda no Sertão, com compromissos em Petrolina e Ouricuri. O Executivo estadual será representado pela vice-governadora Priscila Krause (PSD). Esta é a primeira vez, desde o início do atual mandato, que Raquel não vai acompanhar o presidente em compromissos no estado. A ausência ocorre em um momento de intensificação da relação institucional entre Lula e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), que deve estar presente nos eventos da capital pernambucana.

Veja também

Newsletter