Marcha dos Prefeitos: Amupe apresenta prioridades à Bancada Pernambucana
Associação entregou lista de propostas em tramitação no Congresso e cobrou atenção dos parlamentares
A diretoria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeitos do estado se reuniram nesta terça-feira (20), em Brasília, com deputados federais da Bancada Pernambucana. O encontro aconteceu na Câmara dos Deputados e integrou a programação da Marcha dos Prefeitos 2025. Na ocasião, os gestores municipais apresentaram uma pauta com oito propostas atualmente em tramitação no Congresso Nacional e pediram apoio prioritário dos parlamentares. Os coordenadores da Bancada, deputados Augusto Coutinho (Republicanos) e Carlos Veras (PT), reforçaram o compromisso dos parlamentares com as demandas dos municípios.
Entre os principais pontos apresentados pela Amupe estão três emendas à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 66/2023. As sugestões tratam da extensão automática da Reforma da Previdência aos municípios, de uma gradação mais justa nos limites de comprometimento da Receita Corrente Líquida (RCL) com precatórios, e da substituição da taxa Selic pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como indexador das dívidas das prefeituras.
A associação também defende a aprovação da PEC nº 25/2022, que prevê um adicional de 1,5% ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e do Projeto de Lei nº 2289/2015, que amplia em três anos o prazo para extinção dos lixões.
"Existem prefeituras que vivem com muitas dificuldades e precisam muito das ações do Legislativo, por isso a Bancada de Pernambuco tem dedicado atenção especial a esses pontos importantes", destacou o deputado Augusto Coutinho
Leia Também
• Presidente da Amupe questiona legalidade de alteração em pedido de empréstimo de Raquel Lyra
• Governo Lula investe mais de R$ 25 bi em Pernambuco, afirma ministro Silvio Costa Filho na Amupe
• Raquel Lyra e João Campos confirmam presença na abertura do Congresso da Amupe
Participaram ainda da reunião os deputados Pastor Eurico (PL), Pedro Campos (PSB), Fernando Rodolfo (PL), Mendonça Filho (União), Eriberto Medeiros (PSB) e Coronel Meira (PL).
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu email.



