Maria Arraes critica relação entre Congresso e Lula: "uma grande chantagem com o Govero Federal"
Deputada reprova postura de colegas perante o veto de pautas do governo Lula
A deputada federal Maria Arraes (Solidariedade) criticou a relação instável dos deputados e senadores com o presidente Lula (PT). A parlamentar classificou o conflito como uma “grande chantagem” com o Governo Federal.
Segundo Maria Arraes, o Congresso tem uma realidade em que é difícil alcançar o diálogo entre os poderes, impedindo a aprovação de projetos importantes.
“Por mais que a gente tenha a independência dos poderes, o poder executivo, que é o presidente Lula, depende muito do poder legislativo, que somos nós, deputados e senadores. O que tem acontecido é que o Congresso tem barrado todos os projetos importantes do presidente Lula. Então ele não consegue governar", disse nesta sexta-feira (4), em entrevista à Rádio Folha 96,7.
A deputada ainda julgou o embate ao citar como exemplo a votação da pauta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
“A gente precisava desse dinheiro no caixa do Brasil para poder pagar o SUS, as universidades, as obras, os parques, o programa de aceleramento. Isso inclusive foi uma medida que o presidente Bolsonaro fez durante o seu governo e a gente viu o congresso completamente esquizofrênico. Colocaram essa pauta de supetão sem informar nem aos líderes partidários que iria ser pautado e a gente perde com 96 votos. Então, mostra que é uma realidade do congresso completamente difícil de dialogar", lamentou.
Por fim, Maria Arraes reprovou a postura dos colegas, alegando que o Congresso de maioria centro-direita coloca as suas prioridades na frente da vontade do povo.
“Se qualquer outro ali teve o voto e a confiança dos eleitores do seu estado, eles precisam honrar isso e não é isso que a gente está vendo. A gente está vendo, na verdade, uma grande chantagem com o governo federal.”
Confira a entrevista completa:



