MPT-PE lança memorial da instituição
Evento acontece na próxima sexta (3). Espaço vai contar história do órgão no País e no Estado
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco inaugura, na próxima sexta-feira (3), o Memorial da Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região, às 15h. O evento, na sede do órgão, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife, terá a presença do procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira.
O espaço é dedicado à memória dos 67 anos da instituição e conta com instalações que revelam em textos e fotos, reunidos nos três últimos anos, a atuação do MPT em Pernambuco e as relações de trabalho no Estado.
Em visita à Folha de Pernambuco na tarde desta terça-feira (28) a procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim. registrou que o memorial é um sonho realizado. “Memória nos remete ao passado, mas está presente e faz parte do futuro”, enfatizou ao ser recebida pelo diretor-executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi; a diretora administrativa do jornal, Mariana Costa, a diretora de gestão de pessoas do Grupo EQM - ao qual a Folha é vinculada, Cláudia Dantas; o diretor jurídico trabalhista do grupo, Silvio Melo;, e pela editora-chefe da Folha, Leusa Santos.
Linha do tempo
Localizado no 10º andar do edifício-sede do MPT, o memorial é totalmente digital. No espaço, os visitantes podem descobrir os mais de cem procuradores que já passaram pela regional na Galeria de Procuradores. Uma Linha do Tempo conta a história da criação do MPT no Brasil e no Estado e as principais atuações das coordenadorias regionais. Tudo de forma interativa e dinâmica em três instalações.
Outro destaque é o painel de 14 metros com registros fotográficos de estagiários, membros e servidores que integram o MPT em Pernambuco. No local também é possível conferir uma galeria com as imagens dos imóveis que abrigam instalações da regional, além de uma vitrine com objetos históricos colecionados por integrantes do MPT em Pernambuco.
“Esse memorial é fruto de um trabalho de construção e pesquisa de vários membros e servidores dedicados a preservar e perpetuar as memórias da 6ª Região. Nos preocupamos em fazer isso de forma intuitiva, moderna e interativa. Agora, as memórias da regional têm um espaço próprio. Mais do que revisitar lembranças, esperamos que esse ambiente fomente novos marcos da nossa história”, explicou a procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim.
O MPT fez uma campanha junto aos servidores para que eles mandassem fotos dos seus arquivos pessoais. Também buscou imagens e relatos de procuradores que se juntaram ao acervo existente no órgão. “Contamos a história da nossa identidade como instituição, em um trabalho que temos de louvar porque foi feito com amor, coragem e ousadia. Ele é muito original, muito nós, e mostra nossa alegria de existir”, enfatizou Ana Carolina Ribemboim.
O MPT Pernambuco compreende a Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região (PRT6) e as Procuradorias do Trabalho nos Municípios (PTMs) de Caruaru, no Agreste do Estado, e de Petrolina, no Sertão do Araripe. Criada em 16 de novembro de 1956, a regional foi uma das primeiras instituídas no país. Entre as ações de destaque do MPT em Pernambuco, é possível apontar a atuação no polo gesseiro, no combate ao trabalho infantil e no resgate de pessoas em situação análogas à escravidão.



