Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

"Não tem folga no orçamento", diz Raquel sobre projeto que dobra recursos para emendas parlamentares

Declaração foi dada durante cerimônia de entrega de equipamentos à Secretaria de Defesa Social

Governadora Raquel Lyra entrega equipamentos para a Secretaria Defesa SocialGovernadora Raquel Lyra entrega equipamentos para a Secretaria Defesa Social - Arthur Botelho/Folha de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou durante coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (17), que não há espaço no orçamento estadual para dobrar o valor da destinação de emendas parlamentares. Durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Campo das Princesas, ela foi questionada sobre o projeto apresentado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pelo deputado estadual Alberto Feitosa (PL), que propõe o aumento para 2% da Receita Corrente Líquida (RCL) destinada a emenda parlamentares. 

Atualmente, a destinação é fixada em 1% sobre a RCL. A chefe do Executivo estadual participava de uma entrega de novos equipamentos comprados pelo governo para a Secretaria de Defesa Social (SDS).

"O governo do estado não tem uma folga de orçamento. E é isso que nós estamos conversando com os parlamentares", declarou a governadora.

 

A governadora relembrou que o governo fez um acordo com a Casa em 2023 para o pagamento das emendas. Desde o início do mandato de Raquel, o impasse sobre o pagamento de emendas parlamentares tem sido uma tônica na relação de enfrentamento entre o governo e a Alepe. Ainda de acordo com a chefe do Executivo estadual, a administração não tem punido parlamentares de oposição que pedem os recursos.

“A gente fez ainda em 2023 um acordo com a Casa, onde a gente fez um escalonamento de ampliação dos valores de emendas parlamentares e impositivas. A gente não escolhe para quem paga, (isso vale) tanto (para) a oposição como a situação”, enfatizou.

Raquel comentou que o secretário de Planejamento, Fabrício Marques, participou de uma audiência com os deputados para alertá-los sobre a preservação do orçamento do estado para garantir investimentos e definiu a audiência como um "alerta" sobre o cuidado com as finanças. Defendeu, ainda, o diálogo com os parlamentares: “Então, é importante esse alerta. Nós temos discutido isso de maneira aberta. Fizemos audiência com o nosso secretário de Planejamento na Assembleia Legislativa em reunião realizada há dez dias.”

“Nossa solicitação e apelo junto à Casa é que mantenha o orçamento público para fazer face aos investimentos e a ampliação dos serviços que nós já temos planejado e em execução”, destacou a governadora.

A chefe do Executivo estadual apelou, ainda, para que a oposição “preserve o orçamento público”. “É importante também que a oposição possa compreender isso. Porque não é sobre Raquel, é sobre Pernambuco. Não é sobre o nosso governo, é sobre manter a estabilidade das nossas finanças”, afirmou.
 

 

Veja também

Newsletter