Sex, 19 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Para ministro, não se pode banalizar funções das Forças Armadas

No momento em que tropas do Exército foram deslocadas para auxiliar no policiamento no Grande Recife, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, avaliou que é preciso não banalizar o uso das Forças Armadas para resolver questões de seguranças nos Estados. Desde 2010, lembra ele, foram 36 pedidos de envio de tropas.

Segundo ele, há um desvio de função dos militares, que atuam em construção de estradas, operações para levar água para o Nordeste e, também, atuando em Estados nos momentos de crise. O ministro acrescenta que há um leque de deveres a cumprir, da questão da segurança nacional, passando pelo controle das fronteiras, entre outras atribuições.

Sobre a Operação Leão do Norte, Raul Jungmann destacou que as Forças Armadas mobilizaram 3.500 homens em apenas 32 horas. “Do Piauí à Bahia, todos os soldados chegaram em apenas 32 horas. Uma grande logística, muito bem executada pelas Forças Armadas”.

Para o sucesso da operação, os custos são altos. Só os primeiros 10 dias das tropas no Estado custaram R$ 14 milhões. “Os custos são altos. Imagine deslocar todos esses homens. Quando chegam, cuidar do alojamento, comida, fardamento. É uma operação muito grande”, afirmou o ministro.

Veja também

Newsletter