Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Polarização volta às ruas no feriado de Sete de Setembro

Em Pernambuco, apoiadores de Bolsonaro se concentram na Avenida Boa Viagem. O Grito dos Excluídos será realizado no Parque Treze de Maio

Polarização volta às ruas no feriado de Sete de SetembroPolarização volta às ruas no feriado de Sete de Setembro - Paulo Pinto/Agência Brasil e Nelson Almeida/AFP

Em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) por uma suposta trama golpista, manifestantes de partidos de direita e de esquerda saem às ruas no próximo domingo, dia 7 de setembro. As manifestações foram convocadas em todo o Brasil e refletem o clima de polarização do país. 

Em Pernambuco, conservadores realizam o ato “Todos na Rua”, na Avenida Boa Viagem, a partir das 14h, em defesa de Bolsonaro. Já o “Grito dos Excluídos”, a partir das 9h, no parque Treze de Maio, tem como foco a preservação da “soberania nacional” e críticas ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 

Polarização
O cientista político Hely Ferreira ressalta que manifestações são legítimas em um regime democrático, mas alerta para o acirramento e efeitos da polarização.

“Entendo que num cenário acirrado em que o país vive, qualquer tipo de manifestação em uma data como esta, em que o alvo é discutir a prisão ou a liberdade do ex-presidente Jair Bolsonaro, é algo muito perigoso para o nosso país”, disse. 

Segundo o especialista, o país tem uma tradição política centralizada na figura dos líderes e não de instituições fortalecidas.

“Se nós temos partidos políticos fortes, defendemos ideias, projetos, e não pessoas. Mas isso é um reflexo da própria tradição portuguesa do Dom sebastianismo”, analisou Ferreira.

Veja também

Newsletter