Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Políticos de esquerda defendem soberania e criticam uso de bandeira americana

Políticos falam sobre a relação entre Brasil e Estados Unidos e defendem a autonomia do país

Mobilização da esquerda no "Grito dos Excluídos"Mobilização da esquerda no "Grito dos Excluídos" - Foto: Lúcio Lucas

Os atos da esquerda que ocorreram no último domingo (7), durante o dia da independência do Brasil, fizeram um apelo à soberania nacional. O destaque vai para o “Grito dos Excluídos”, que ocorreu em todas as principais cidades do país. Com o lema “A Vida em Primeiro Lugar”, em sintonia com o mote tradicional, “Cuidar da casa comum e da democracia é luta de todo dia”, a 31ª do ato levantou pautas como o fim da escala de trabalho 6x1 de, a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e o aumento da alíquota para os super-ricos.

Em Recife, o evento teve concentração no Parque 13 de maio, e reuniu políticos pernambucanos, como a deputada estadual Rosa Amorim (PT), a senadora Teresa Leitão (PT) e a deputada federal Maria Arraes (Solidariedade). 

Maria usou o ato para falar sobre os ataques sofridos pela democracia brasileira nos últimos anos.  

“Vivemos tempos em que tentam atacar a democracia, calar a voz do povo e colocar o Brasil de joelhos diante de interesses antidemocráticos. Mas nós resistimos e seguimos firmes para dizer que democracia se defende todos os dias, nas ruas, e que não vão conseguir nos calar”, discursou durante o evento.

A ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) se pronunciou por meio das redes sociais, através de um vídeo em que discutiu o significado da independência ainda hoje, frente ao contexto político acirrado entre Brasil e EUA. 

“Até hoje, quem decide nosso destino não é o povo. São as potências estrangeiras e seus capachos internos. Trump tentou humilhar o Brasil. Bolsonaro bateu continência para os Estados Unidos, enquanto tentava entregar a Amazônia, o pré-sal e a indústria nacional, e chamaram isso ainda de cooperação, mas foi submissão. Independência de verdade não é somente desfile militar, é proteger nossa terra, fortalecer nossa indústria e garantir justiça social e igualdade para o nosso povo. Independência não é passado, é escolha diária, e a nossa escolha é um Brasil soberano, livre e do povo, nunca um Brasil de joelhos”, afirmou na publicação.

 

O deputado federal Pedro Campos (PSB) foi outro que utilizou suas redes sociais para falar da bipolaridade da política externa, comentando também sobre os atos de direita que ocorreram no último domingo na Avenida Paulista, em São Paulo, e em Boa viagem, no Recife. 

“Quem levanta boneco de Donald Trump e estende bandeira dos Estados Unidos em pleno 7 de setembro tá dando um recado muito claro, de que eles não defendem os interesses do Brasil, e sim dos Estados Unidos. Eles defendem o tarifaço, que pode gerar desemprego aqui no Brasil”, declarou o deputado.

O Ministro de portos e aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho (Republicanos), república um vídeo veiculado pelo governo federal, que reforça a mensagem da soberania nacional acatada pelo governo Lula, como forma de desbancar os ataques econômicos e políticos que o país vem sofrendo dos Estados Unidos nos últimos meses.
 

Veja também

Newsletter