Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Pré-candidatos ao Senado não perdem o ritmo da sanfona

Pelo menos quatro dos noves nomes postos caíram no balancê para garantir uma das duas vagas

Porta do Sertão, Arcoverde concentrou multidão durante as festas juninasPorta do Sertão, Arcoverde concentrou multidão durante as festas juninas - Foto: Janaína Pepeu/Secom

Os pré-candidatos ao Senado sabem da força das festas juninas e não perderam o ritmo da sanfona, da zabumba e do triângulo. Mas não se esquivaram de outros remelexos. Pelo menos quatro deles fizeram o chinelo chiar um pouco mais nos últimos dias.

O candidato à reeleição, senador Humberto Costa (PT), foi um deles. Esteve ontem em Sairé, no Agreste, e em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Isso depois de ir a Caruaru no sábado.

O roteiro não se limitou ao forró. Na quinta e sexta, percorreu os municípios de Flores, Serra Talhada, Pedra, Venturosa e Angelim. Para os cinco, anunciou investimentos na ordem de R$ 4 milhões. Em Serra, ainda participou das discussões sobre a eleição para presidente estadual do PT.

Sem mandato, a vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes reforça o xote, o xaxado e o baião. Depois de marcar presença em Petrolina, ao lado de João Campos, visitou Salgueiro e participou da Caminhada do Forró em Arcoverde, no domingo. 

Anfitrião em Petrolina, o presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, só saiu da cidade para a abertura do São João na também sertaneja Salgueiro. Foi com o irmão Fernando Filho para o forrobodó, comandado pelo prefeito Fabinho Lisandro (PSD), aliado da governadora Raquel Lyra.

Com um forró pesado nos últimos dias, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, prestigiou a festa de sete municípios até agora: Petrolina, Surubim, Altinho, Agrestina, Caruaru, Gravatá e Santa Cruz do Capibaribe. Conversou com mais de 40 prefeitos, apresentou projetos e até ensaiou cantar um forrozinho.

“O São João é o palco mais legítimo da cultura nordestina. É onde os líderes políticos se submetem ao crivo popular de forma direta, sem filtro”, observa o cientista político Elias Tavares.

Os pré-candidatos ao Senado Anderson Ferreira (PL) e o deputado federal Eduardo da Fonte (PP)  prestigiaram a festa de Gravatá e depois ficaram com a família.

O senador Fernando Dueire (MDB) aproveitou para descansar, e vai reforçar a agenda no São Pedro. A vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) esteve em Caruaru e circulou ontem e hoje pela capital. Por decisão judicial, o ex-ministro Gilson Machado não pôde sair do Recife.

Veja também

Newsletter