Pré-candidatos ao Senado não perdem o ritmo da sanfona
Pelo menos quatro dos noves nomes postos caíram no balancê para garantir uma das duas vagas

Os pré-candidatos ao Senado sabem da força das festas juninas e não perderam o ritmo da sanfona, da zabumba e do triângulo. Mas não se esquivaram de outros remelexos. Pelo menos quatro deles fizeram o chinelo chiar um pouco mais nos últimos dias.
O candidato à reeleição, senador Humberto Costa (PT), foi um deles. Esteve ontem em Sairé, no Agreste, e em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Isso depois de ir a Caruaru no sábado.
O roteiro não se limitou ao forró. Na quinta e sexta, percorreu os municípios de Flores, Serra Talhada, Pedra, Venturosa e Angelim. Para os cinco, anunciou investimentos na ordem de R$ 4 milhões. Em Serra, ainda participou das discussões sobre a eleição para presidente estadual do PT.
Sem mandato, a vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes reforça o xote, o xaxado e o baião. Depois de marcar presença em Petrolina, ao lado de João Campos, visitou Salgueiro e participou da Caminhada do Forró em Arcoverde, no domingo.
Anfitrião em Petrolina, o presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, só saiu da cidade para a abertura do São João na também sertaneja Salgueiro. Foi com o irmão Fernando Filho para o forrobodó, comandado pelo prefeito Fabinho Lisandro (PSD), aliado da governadora Raquel Lyra.
Com um forró pesado nos últimos dias, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, prestigiou a festa de sete municípios até agora: Petrolina, Surubim, Altinho, Agrestina, Caruaru, Gravatá e Santa Cruz do Capibaribe. Conversou com mais de 40 prefeitos, apresentou projetos e até ensaiou cantar um forrozinho.
“O São João é o palco mais legítimo da cultura nordestina. É onde os líderes políticos se submetem ao crivo popular de forma direta, sem filtro”, observa o cientista político Elias Tavares.
Os pré-candidatos ao Senado Anderson Ferreira (PL) e o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) prestigiaram a festa de Gravatá e depois ficaram com a família.
O senador Fernando Dueire (MDB) aproveitou para descansar, e vai reforçar a agenda no São Pedro. A vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) esteve em Caruaru e circulou ontem e hoje pela capital. Por decisão judicial, o ex-ministro Gilson Machado não pôde sair do Recife.


