Presidente do PT no Recife descarta dois palanques em 2026 e defende aliança com João Campos
Osmar Ricardo diz que Raquel nunca apoiou Lula e cobra mais protagonismo do PT nas gestões do PSB
O presidente eleito do diretório do PT no Recife, vereador Osmar Ricardo, afirmou que o partido deve manter a aliança com o PSB nas eleições de 2026 e rejeitou a possibilidade de dois palanques em Pernambuco.
Ele avaliou que a governadora Raquel Lyra (PSD) nunca declarou apoio ao presidente Lula, enquanto o prefeito do Recife, João Campos (PSB) reafirmou aliança com o petista.
"Alguns do PT, como o deputado João Paulo, defendem essa aliança com Raquel. Mas a gente não vê a Raquel falar no nome do partido, não vê ela falar no Lula. Isso mostra que não tem uma relação fiel ou partidária. Por isso, acredito muito, muito fortemente que o PT nacional deve caminhar com o PSB, com João Campos aqui em Pernambuco", afirmou em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, nesta sexta-feira (18).
Ele também ressaltou que a orientação do presidente Lula é de evitar a divisão interna e construir alianças sólidas com partidos da base. "De aceitar dois palanques num estado, a gente espera que isso não aconteça. O próprio presidente já deixou claro que essa não é a orientação", avalia.
Protagonismo
Na avaliação do parlamentar, o PSB tem mantido um espaço relevante para o PT na gestão do Recife. O partido comanda as secretarias de Habitação e de Meio Ambiente. Apesar disso, ele acredita que os petistas precisam assumir uma atuação mais propositiva no governo João Campos.
"A atuação é boa, mas precisa melhorar. Os petistas que estão nas duas pastas precisam ser mais dinâmicos. Eu acho que os companheiros têm que fazer um multipoder dentro das secretarias. Houve um esvaziamento na Secretaria de Meio Ambiente. Isso precisa ser discutido dentro do partido", afirmou o vereador.
Sobre a Secretaria de Habitação, chefiada por Filipe Cury, o dirigente ressaltou que novas obras estão previstas e que isso reforça a presença do PT nas ações de governo.
"Ele tem um trabalho imenso, que vai começar agora em vários habitacionais. Isso ajuda a divulgar o PT."
Fortalecimento
O vereador também defendeu que o partido fortaleça sua identidade e se posicione de forma mais estratégica nas alianças.
"A gente, no nosso legado de 2000 a 2012, deixou uma marca grande na habitação e no saneamento do Recife. A gente precisa discutir mais o PT. Vamos começar esse debate assim que a gente assumir de fato a direção. Precisamos discutir qual é a nossa atuação no governo municipal, se a gente continua", explicou.
Ele ainda afirmou que a nova direção do partido pretende se reunir com João Campos para discutir a relação entre as legendas.
"Vamos procurar o prefeito para discutir o que está bom e a insatisfação também, com certeza, também tem. Não podemos esconder isso, colocar debaixo do tapete. Isso faz parte da política. É por isso que a gente tem que olhar no olho e apontar as dificuldades para poder solucionar."
Por fim, Osmar Ricardo reforçou a necessidade de consolidar o papel do PT.
"A gente precisa consolidar o partido aqui em Pernambuco e no Recife. Esse é um dos nossos principais objetivos."
Confira a entrevista completa:



