Primeiro dia do mutirão tem mais de 4,5 mil atendimentos
Ação segue até o próximo sábado em todo o Estado
O primeiro dia do 2º Mutirão de Atendimento promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) aconteceu de forma tranquila em todas as unidades da instituição no Estado. De acordo com os dados preliminares, houve 4.533 atendimentos nesta quinta-feira (4).
As unidades que registraram maior procura foram os Postos Biométricos em Pesqueira (Agreste), com 279 atendimentos; em São Bento do Una (Agreste), com 180; o do bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, com 176; a Central de Atendimento ao Eleitor do Recife, com 173; e o cartório eleitoral de Igarassu, com 116 atendimentos.
Leia Também
• TRE-PE abre posto de atendimentos em Pesqueira
• TRE-PE realizará 2º mutirão para cadastramento biométrico e emissão do 1º título
• TRE-PE apresenta Projeto Eleições Acessíveis em reunião do TSE
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), consolidados até o final de novembro, 890.453 eleitoras e eleitores pernambucanos ainda não possuem biometria cadastrada — número que reforça a necessidade de intensificar esforços para reduzir esse contingente. Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, é o município com a maior fatia do eleitorado precisando coletar as digitais: 240.026 eleitoras e eleitores, equivalente a 49,11% do eleitorado. Já em termos percentuais, Pesqueira é o município com maior déficit de eleitores sem biometria coletada, com 68,07% (34.776).
A coleta biométrica é fundamental para garantir mais agilidade, segurança e transparência nas eleições, evitando fraudes e agilizando o atendimento no dia da votação, evitando a formação de filas. Com a biometria coletada, a identificação da eleitora ou eleitor se dá pela digital através do leitor biométrico da urna. Como a digital é única, não haverá dúvida sobre a identificação.
Outro fator importante é a agilidade, não havendo necessidade de conferência de documentos e confirmação na folha de votação sobre a identidade do eleitor ou eleitora. Para além da questão eleitoral, a biometria coletada pelo TRE-PE pode ser utilizada por outras instituições públicas para a concessão de benefícios sociais e programas de renda, como no caso do INSS e do governo federal.
Calendário
O 2º mutirão de atendimento para cadastramento biométrico e emissão do primeiro título segue até o dia 6 de dezembro (sábado). Os atendimentos serão realizados nas centrais de atendimento ao eleitor, cartórios eleitorais e postos biométricos, das 8h às 16h. Ou seja, o horário será ampliado em duas horas. Todas as unidades da Justiça Eleitoral do estado estão envolvidas no mutirão – 10 Centrais de Atendimento ao Eleitor, 87 cartórios eleitorais e 36 postos de atendimento biométrico. A iniciativa marca o período de cinco meses que antecede o fechamento do cadastro eleitoral, previsto para 6 de maio de 2026.
O Tribunal recomenda verificar se a eleitora ou o eleitor já tem sua biometria coletada pelo site, em Autoatendimento Eleitoral, depois clicar em Título Eleitoral e, por fim, consultar sua situação. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio da atendente virtual Júlia e pelo Disque Eleitor: (81) 3194 9400.
Com informações do site do TRE-PE*



